Ano 2020 se inicia com notícias positivas em favor das atividades econômicas de todas as empresas representadas pelas nossas entidades

Data de Publicação: 2020-01-10

Os anos 2020 podem ser uma boa década.

Vamos surpreender a nós mesmos, mais uma vez, com o que somos capazes de fazer. Mudanças – para melhor – são possíveis quando nos envolvemos aberta e decisivamente, focados em coisas novas.

Com esse discurso, quero reforçar a mensagem que serve para abrir um novo ano e, dependendo da contagem, também uma nova década.

Já iniciamos o ano com uma excelente notícia: a Receita Federal, finalmente, assumiu o compromisso de cumprir a decisão judicial – transitada em julgado desde 2009 – pela qual as comissárias passam a ter restabelecido o direito de operarem no SISCOMEX.

Nesse sentido, neste dia 16, acompanhado pelas nossas assessorias técnica e jurídica, estarei reunido com a Receita Federal para acertar eventuais detalhes que possam impedir o pronto restabelecimento deste direito.

Na sequência, no dia 20 para ser mais preciso, compareceremos à Justiça para informar sobre o efetivo cumprimento, por parte da Receita Federal, da sua expressa e clara determinação em favor da nossa classe.

E, se tudo correr conforme o planejado, devemos nos preparar para o futuro. Mais do que nunca, as nossas categorias precisam de coragem, para pensar de forma nova; força, para se atrever a percorrer novos caminhos; e determinação, para agir rapidamente.

Não é hora de olhar para trás, mas sim de colher os bons frutos pelo que já foi realizado e aguardar as boas notícias que serão divulgadas durante o decorrer de 2020.

Vejo que ainda temos desafios: a precificação da prestação profissional; a luta contra as causas que levam ao desmanche e não-reconhecimento das atividades das empresas; e – principalmente – o combate às mudanças nas regras que afetam a saúde financeira das nossas categorias.

Temos que fazer tudo o que for humanamente possível para enfrentar esses desafios na sobrevivência e manutenção econômica das empresas que as nossas entidades representam.

Tudo que venha a envolver os governos federal, estadual e municipal; autarquias e instituições nacionais e internacionais pode ser uma boa base para novas iniciativas, por meio de medidas encaradas como inspiradoras naquilo que sempre nos fez fortes: ideias, engenhosidade, trabalho duro e tenacidade.

Pretendo usar toda a nossa força e prestígio para que os nossos representados e associados façam sua parte, a fim de colocar as propostas de mudanças plausíveis que, econômica e socialmente, fortaleçam os interesses da identidade de nossa categoria. Isso deverá ser feito de maneira prudente, e não unilateralmente.

É importante salientar que a bússola desta década deverá continuar sendo a somatória dos valores estabelecidos na Constituição Federal e da economia de mercado – a qual abrange o modelo socioeconômico de livre mercado e do respeito ao bem-estar social da população, e, mesmo na Era Digital, a tecnologia é que deverá servir aos que labutam eticamente, jamais o contrário.

Encerro com meu agradecimento especial a toda a Diretoria Executiva, aos demais colaboradores e, também, àqueles que cumprem seus deveres éticos junto à sua categoria.

Por fim, desejo a todos um saudável, feliz e abençoado 2020.

Luiz Ramos – Presidente do SINDICOMIS, ACTC e CIMEC

Bela Vista - 01306-901