Participantes aproveitam workshop sobre OEA para esclarecer dúvidas com especialista

Data de Publicação: 10/08/2020

ASSISTA PELO YOUTUBE: https://youtu.be/jgEvJDerqVU

No último dia 6 de agosto, o SINDICOMIS/ACTC realizaram o workshop “O papel e a importância de se tornar um OEA”, conduzido pelo especialista na área Daniel Gobbi.

Aberta pela diretora executiva do SINDICOMIS/ACTC, Ana Walcher, a atividade foi disponibilizada - sem custo - a todos os interessados ligados às áreas de comércio exterior, logística e trade compliance, assim como àqueles que atuam na cadeia logística (importadores, exportadores, transportadores e freight forwarder).

Ao iniciar, Daniel agradeceu pela presença de todos, disse que a segurança da cadeia logística internacional é o ponto pelo qual ele acredita que boa parte dos presentes venham a aderir ao programa e traçou um breve histórico sobre o OEA (a partir do seu surgimento, na Suécia, em 1998).

Explicou também que o grande impulso veio em 2001, quando os Estados Unidos ingressaram nesse programa. A partir daí, criam-se condicionantes visando à segurança, principalmente por parte das cadeias logísticas de empresas que comercializam ou operam para e nos EUA.

Em 2005, ainda segundo Daniel, a Organização Mundial das Aduanas se reuniu e criou de forma global o Programa de Operador Econômico Autorizado, conjugando as duas ideias: a sueca (de conformidade de processos aduaneiros) e a de segurança na cadeia logística.

Daniel também contou que, no Brasil, a implantação da sistemática foi realizada em dezembro de 2014 e o programa foi atualizado em 9 de dezembro de 2015 pela Instrução Normativa nº 1.598.

Durante mais de uma hora, o palestrante fez uma ampla explanação sobre o OEA. Na sequência, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas. Daniel respondeu à maioria delas, porém, por respeito ao horário de encerramento previamente estipulado, algumas foram deixadas para serem respondidas posteriormente.   

Ao encerrar a atividade, Ana Walcher comunicou que o SINDICOMIS/ACTC, em parceria com Daniel Gobbi, realizarão um curso de formação OEA, que será dividido em módulos. Ela ofereceu àqueles que estavam presentes no momento final do workshop um desconto no valor da inscrição, desde que as mesmas fossem feitas até o dia seguinte (7).

Segundo ela, esse curso se destacará bastante pela qualidade do conteúdo programático e do palestrante (Daniel Gobbi). “Com ele, esperamos que vocês não venham a sofrer dores, como as de algumas empresas que, infelizmente, realizaram treinamentos, mas não cumpriram os deadlines impostos às adequações necessárias e perderam os prazos obrigatórios”, explicou. “É o momento de mudar, de fazer diferente e melhor, e ofertar o melhor serviço aos seus clientes”, finalizou Ana.

Contacte-nos

actc@sindicomis.com.br
(11) 3255-2599


Endereço

Rua Avanhandava, 126 6º andar - 01306-901
Bela Vista - São Paulo - SP


Envie Sua Dúvida

600 Caracteres Restantes

Sua mensagem foi enviada, retornaremos em breve!

Ops. Algo deu errado, tente novamente.