Principais notícias do dia [19/11]

Data de Publicação: 19/11/2020

Boletim financeiro para investidores

Tesouro faz sua oferta de títulos prefixados e LFTs nesta quinta-feira após expectativa com leilão ter ajudado a impulsionar os juros futuros ontem. Dia começa com bolsas e moedas emergentes em baixa, ainda refletindo decisão de Nova York de fechar escolas, que já derrubou as ações em Wall Street na sessão anterior, e redução das viagens de metrô. Medidas renovam o receio de que a 2ª onda da covid leve à retomada de restrições que barrem a melhora da economia.

Notícias sobre avanços das vacinas prosseguem aqui e no exterior, mas são insuficientes para evitar a baixa dos ativos esta manhã. Agenda é esvaziada no Brasil e destaca seguro-desemprego nos EUA.

Reformas seguem sem perspectivas de avanços relevantes este ano, mas Guedes mantém otimismo com crescimento em 2021.

Dólar abrindo hoje (19/11) com variação de -0,15%.

Brasil pode bater recorde na exportação de café, diz presidente do Cecafé

O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, disse que, possivelmente, o Brasil deve bater recorde histórico de exportação de café em 2020. "Se nós continuarmos na mesma batida, vamos atingir ao redor de 43 milhões de sacas de café, entre cafés verdes, solúveis e industrializados, na exportação", disse Carvalhaes, na Semana Internacional do Café, realizada na noite de quarta-feira (18) e promovida de forma online.

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2020/11/epoca-negocios-brasil-pode-bater-recorde-na-exportacao-de-cafe-diz-presidente-do-cecafe.html

Importação brasileira de produtos químicos cresceu 5%

As importações brasileiras de produtos químicos somaram US$ 37,6 bilhões de janeiro a outubro, com aumento de 4,9% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

https://www.portaldbo.com.br/importacao-brasileira-de-produtos-quimicos-cresceu-5/

Arroz: mesmo sem tarifa de importação, preços mantêm tendência de alta

A tendência é de sustentação dos preços do arroz em casca e do produto beneficiado até o ingresso da nova safra 2020/2021 no mercado, a partir de janeiro/2021. Segundo a Cogo – Inteligência em Agronegócio, a decisão do governo federal de zerar a alíquota de importação para 400 mil toneladas até 31/12/2020, após as fortes altas registradas entre julho e agosto, interrompeu a escalada dos preços internos, mas não foi suficiente para impor uma pressão baixista.

https://www.canalrural.com.br/noticias/arroz-mesmo-sem-tarifa-de-importacao-precos-mantem-tendencia-de-alta/

Importação de óleo para biodiesel divide indústria

A autorização do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para o uso de matéria-prima importada para a produção de biodiesel dividiu a indústria. Publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), a resolução diz que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) poderá permitir a utilização de matéria-prima importada (como óleo de soja) nos editais de leilões.

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2020/11/19/importacao-de-oleo-para-biodiesel-divide-industria.ghtml

Em ofício ao STF, Maia solicita rejeição de ação que suspende análise da reforma administrativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeite mandado de segurança proposto por parlamentares da oposição que pedem a suspensão da tramitação da reforma administrativa (PEC 32/20). No ofício encaminhado ao ministro Marco Aurélio Mello, que analisa a ação, Maia sustenta que a proposta não deveria ser interrompida porque sequer começou a tramitar em razão do não funcionamento das comissões permanentes.

https://www.camara.leg.br/noticias/708719-em-oficio-ao-stf-maia-solicita-rejeicao-de-acao-que-suspende-analise-da-reforma-administrativa/

Empresários podem ter mais créditos disponíveis em nova fase do Pronampe

O senador Jorginho Mello (PL-SC) propôs a terceira fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), programa de empréstimos em condições especiais para pequenas e microempresas, instituído para ajudar empreendimentos com dificuldades financeiras por causa da pandemia do novo coronavírus. O projeto (PL 5.029/2020) que cria a nova linha de crédito pode ser votado nesta quarta-feira (18) no Plenário do Senado. Saiba mais na reportagem da TV Senado.

https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2020/11/empresarios-podem-ter-mais-creditos-disponiveis-em-nova-fase-do-pronampe

HackaTRAN impulsiona desenvolvimento de soluções para o trânsito do país

Em sua primeira edição, começou nesta terça-feira, dia 18, o HackaTRAN 2020, maratona de programação promovida pelo Ministério da Infraestrutura, Denatran e Serpro. A abertura do evento foi realizada de forma remota e contou com as presenças do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, do diretor-geral do Denatran, Frederico de Moura Carneiro, entre outras participações. O evento é uma iniciativa que contribui para a transformação digital no trânsito e acontece até o dia 25 de novembro, quando as equipes vencedoras serão anunciadas para receberem prêmios que somam R$ 50 mil.

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2020/hackatran-desenvolvimento-solucoes-transito-pais

Anvisa realiza reunião sobre vacinaSputnik V

A Anvisa realizou, nesta quarta-feira (18/11), uma reunião com representantes da Rússia e da empresa União Química, responsáveis pela vacina contra a Covid-19 conhecida como Sputnik V. Na reunião, foi realizada uma apresentação técnica sobre o histórico de desenvolvimento e os principais aspectos da vacina. A Agência esclareceu as dúvidas quanto aos próximos passos para realização de estudo clínico com a referida vacina no Brasil, assim como os procedimentos necessários para a futura submissão do processo de registro.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/anvisa-realiza-reuniao-sobre-vacinasputnik-v

Anvisa esclarece sobre inspeções em fábricas chinesas

Nesta quarta-feira (18/11), a Anvisa realizou um encontro virtual com jornalistas para esclarecer sobre as inspeções às instalações de duas fábricas de vacinas contra Covid-19 na China. Uma delas é a Sinovac (CoronaVac), em Pequim, e a outra é a Wuxi Biologics Co. Ltd. (AstraZeneca), em Wuxi. O objetivo da ida de inspetores à China é verificar se as empresas atendem às normas e aos parâmetros técnicos utilizados pela Agência.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/anvisa-esclarece-sobre-inspecoes-em-fabricas-chinesas

ANTT segue o cronograma do Plano de Dados Abertos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) criou o Portal de Dados Abertos da ANTT, onde são disponibilizadas as bases previstas no Plano de Dados Abertos (PDA), instrumento de planejamento e coordenação das ações de implementação e promoção da efetivo acesso à informação aos cidadãos. Ao longo do biênio 2019-2021, a sociedade vai acompanhar e poder explorar as bases em arquivo com formato editável.

https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-segue-o-cronograma-do-plano-de-dados-abertos

Receita Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal deflagraram nesta manhã a Operação Armadeira 2

A Corregedoria da Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira, 18/11, a Operação Armadeira 2, com o propósito de desarticular possível organização criminosa composta por agentes públicos, empresários e relacionados e que tinha por finalidade suposta prática de concussão, corrupção e lavagem de dinheiro.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2020/novembro/receita-federal-ministerio-publico-federal-e-policia-federal-deflagraram-nesta-manha-a-operacao-armadeira-2

Governo federal debate a Identidade Digital com empresas de tecnologia no terceiro dia da Semana de Inovação

A Identidade Digital foi assunto colocado à mesa nesta quarta-feira (18/11) para discussão na Semana de Inovação 2020. O evento reuniu representantes do Ministério da Economia (ME) e de grandes empresas do ramo de Tecnologia, que apresentaram os requisitos necessários à universalização de um sistema de identificação digital simples, seguro e desburocratizado no Brasil.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/novembro/governo-federal-debate-a-identidade-digital-com-empresas-de-tecnologia-no-terceiro-dia-da-semana-de-inovaca

Contacte-nos

actc@sindicomis.com.br
(11) 3255-2599


Endereço

Rua Avanhandava, 126 6º andar - 01306-901
Bela Vista - São Paulo - SP


Envie Sua Dúvida

600 Caracteres Restantes

Sua mensagem foi enviada, retornaremos em breve!

Ops. Algo deu errado, tente novamente.