Senado aprova indicados para diretoria da Anvisa

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (19/10), o médico Antonio Barra Torres para o cargo de diretor-presidente da Anvisa. Barra entrou como diretor na Agência em agosto de 2019 e já vinha exercendo a função de diretor-presidente substituto desde dezembro do ano passado.

A aprovação ocorreu após a realização de sabatina, coordenada pelo presidente da CAS, senador Romário de Sousa Faria, com placar de 14 votos a favor e 3 contra, totalizando 17 votos.

Além de Antonio Barra Torres para a presidência da Agência, a farmacêutica e servidora Meiruze Sousa Freitas (16 votos a 1) foi aprovada como diretora, cargo ocupado por ela na condição de substituta desde abril deste ano. Também foram sabatinados e aprovados para cargo de direção o advogado Alex Machado Campos (16 a 1) e Cristiane Rose Jourdan Gomes, médica, que também possui formação em direito (15 a 2).

Durante a sabatina, os indicados aos cargos de diretor e diretora responderam a diversas questões relacionadas à atuação da Anvisa, como autorização para pesquisa clínica, registro de vacina contra Covid-19 e de medicamentos em geral, além do controle de agrotóxicos e regulação de alimentos.

Também foram respondidas perguntas sobre o trabalho da Agência com relação a tabaco e seus derivados, cigarro eletrônico, regulamentação de fármacos à base de Cannabis medicinal e desburocratização de processos regulatórios, entre outras.