SINDICOMIS e ACTC realizam suas Assembleias

No último 16 de julho, foram realizadas as Assembleias da ACTC (Extraordinária) e do SINDICOMIS (Ordinária e Extraordinária). As mesmas foram dirigidas pelo presidente das entidades, Luiz Ramos, e secretariadas pela assessora de assuntos jurídicos, Maristela Moreira.

A ordem do dia da Assembleia da ACTC era composta por três temas: a ratificação das deliberações aprovadas nas Assembleias Gerais Extraordinárias de 18 de dezembro de 2018, 12 de março de 2019 e 4 de abril de 2019, em atendimento às exigências do 3º Cartório de Registro de Títulos e Documentos; a deliberação da alteração do parágrafo primeiro, do artigo 29 do Estatuto Social, que dispõe sobre o prazo de convocação de Assembleias Gerais, que passaria dos atuais dez dias para cinco dias úteis, e, por último, assuntos gerais.

A ordem do dia da Assembleia Ordinária do SINDICOMIS constituiu-se na leitura, discussão e aprovação da ata da Assembleia anterior; leitura do parecer do Conselho Fiscal sobre o balanço do exercício 2018 e leitura do parecer do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas desse mesmo exercício, juntamente ao relatório da auditoria externa.

Já a Assembleia Extraordinária tratou da leitura, discussão e aprovação da ata da anterior; da negociação coletiva com os sindicatos representativos das categorias diferenciadas em suas respectivas datas-bases para este ano e da outorga de poderes ao presidente para negociar junto a elas, em suas respectivas categorias diferenciadas.

Sobre a negociação com os sindicatos laborais, foi comunicado que, neste ano, serão discutidas somente as cláusulas financeiras, ficando de fora as sociais. As propostas iniciais dos laborais pleiteiam reajustes salariais que variam entre 8% e 16%. O presidente Ramos informou que manterá a proposta de aplicar apenas o INPC do período, como nos anos anteriores.

Os valores das Contribuições Confederativa 2019 e Assistencial (esta, paga em janeiro de 2020) não sofrerão reajustes.