Teca Digital foi o tema do COMITEC de abril

Paulo Roberto Certo Afonso, coordenador-geral de Segurança da Aviação Civil e Carga Aérea do Departamento de Planejamento e Gestão no Ministério da Infraestrutura, e coordenador dos Comitês Técnicos de Carga Aérea e de Segurança da Aviação Civil, da Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), foi o palestrante do COMITEC de abril, realizado no dia 24. O tema da sua apresentação foi “Projeto Teca Digital – Cadeia Segura da Carga”.

O presidente do SINDICOMIS/ACTC, Luiz Ramos, fez a abertura oficial do evento, agradeceu pela presença do palestrante e do público e saudou a todos.

Paulo Afonso iniciou sua apresentação destacando um levantamento da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o qual indica que o montante transportado anualmente via aérea atinge US$ 6 trilhões e representa 35% do valor do comércio global.

O Projeto Teca Digital pretende simplificar o processamento da carga aérea, eliminando a redundância de informações pelos diferentes agentes públicos; reduzir o tempo de despacho da carga nos terminais; aumentar a confiabilidade das informações prestadas; melhorar a segurança da carga aérea em toda a cadeia logística; possibilitar a rastreabilidade em tempo real; estabelecer perfil, tendências de demanda da carga aérea e diagnóstico da infraestrutura atual; estabelecer indicadores e propor ações para aumento da capacidade e eficiência operacional.

Para isto, seria necessário criar um portal único (RFB); ter acesso às informações antecipadamente (ACI); haver análise de risco, despacho sobre nuvens, AWB eletrônico, cadeia segura da carga, planejamento estratégico do setor, matriz O/D (origem/destino) e adoção do conceito de aeroporto sem papel (e-freight).

Paulo Afonso explicou detalhadamente cada ponto da proposta. O AWB, por exemplo, é o principal documento da carga aérea e constitui o contrato de transporte entre o agente de carga e a companhia aérea. Sua evolução digital teria como desafio a regulamentação junto à Receita Federal, harmonização entre os agentes de carga, handlers e companhias aéreas, assim como vencer a limitação de tecnologia, a complexidade dos procedimentos e maturar o mercado. Em contrapartida, uma vez implantado, ele reduziria os documentos em papel, os custos operacionais e de processamento das cargas e melhoraria a produtividade, por meio da eliminação das tarefas manuais, a maior confiabilidade e a eficiência das informações.

Como de hábito, o COMITEC foi transmitido em tempo real pelo sistema Zoom, tecnologia de videoconferência desenvolvida por Israel e Estados Unidos. Os associados têm acesso completo à apresentação feita por Paulo Afonso em PowerPoint.