Webinar sobre cargas perigosas foi promovido pelo SINDICOMIS e ACTC

Neste 7 de outubro, o SINDICOMIS e a ACTC promoveram mais um webinar voltado aos profissionais que atuam no comércio exterior e estudantes da área. Desta vez, o tema abordado foi sobre as cargas perigosas que são transportadas. A palestrante foi a especialista Andrea Menezes. O evento registrou 138 inscrições e durou pouco mais de uma hora.

Na abertura do webinar, a diretora executiva do SINDICOMIS e ACTC, Ana Walcher, disse que o termo ‘cargas perigosas’ envolve uma expressiva multiplicidade de produtos, que podem ir desde os explosivos aos gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosos, infecciosos, radioativos, corrosivos ou poluentes, por exemplo, os quais têm potencial de risco à saúde dos trabalhadores e à integridade física das instalações e do meio ambiente.

A palestrante Andrea Menezes, que possui experiência de mais de dez anos em cargas perigosas, fez uma apresentação bastante didática sobre o tema. Ela abordou desde a definição do que é considerado perigoso até detalhes técnicos sobre o acondicionamento e tempo de trânsito. Também enumerou orientações importantes aos participantes, sobretudo aos que estão iniciando na área. “É necessário associar a carga em questão a exemplos e enquadrá-la dentro das nove classes de perigo”, disse. Ela destacou que uma eventual falha pode gerar um acidente de grandes proporções e isso tem potencial para impactar na imagem da companhia aérea ou, até mesmo, do país de origem da carga. 

Quem também acompanhou o webinar foi o vice-presidente do SINDICOMIS e ACTC, Wilson Braun. Ao final da palestra, ele agradeceu e parabenizou Andrea Menezes, Ana Walcher e os participantes, pois, segundo suas palavras, “ela representa a importância do tema e justifica o rigor que as companhias aéreas têm em relação às cargas que transportam”.

Várias das pessoas que acompanharam o webinar se manifestaram pelo chat, como foi o caso do Alexandre Yazbeck (“Estou terminando o curso de Analista de Comex e estava em dúvida qual área seguir profissionalmente. Acabo de decidir: aérea! Parabéns pela explanação!”), da Michelle Mousquer (“Excelente apresentação, aceite os cumprimentos do Sr. Saulo Mousquer de Souza, da In Hauss Log. de Porto Alegre, coordenador do Terminal de Cargas”) e da Mari Silva (“Parabéns também pela forma como foram expostos os dados e linguagem simples. Parabéns, Ana Walcher e Andrea”).

Ao finalizar mais esta atividade, Ana Walcher, referindo-se aos participantes, afirmou que é preciso conhecer os clientes, seus produtos e suas dores. “Devemos buscar conhecimento para podermos oferecer o melhor a eles”, disse. Sobre o SINDICOMIS e a ACTC, falou que a entidade se preocupa em levar programas e ações de capacitação aos seus associados e, de forma geral, a toda a categoria que representa, além das orientações que fornecem por meio das suas assessorias e consultorias técnicas. Ela ainda anunciou as próximas atividades, dentre as quais estão os cursos sobre baterias de lítio e o DGR – Cargas Perigosas.

O webinar pode ser assistido via YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cc7Ng79PhF8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!