Cada vez mais, os transitários buscam se tornar Agentes de Carga IATA. Esta acreditação internacional eleva a empresa a um patamar maior de prestígio e amplia o reconhecimento perante as indústrias. Porém, nem todos sabem como fazê-lo – ou, ainda, não dispõem de tempo para analisar todas as condições necessárias. Por isso, o SINDICOMIS e a ACTC passaram a oferecer, recentemente, o serviço de assessoria para este credenciamento.
Para solicitar o registro como Agente de Carga IATA, a empresa deve oferecer serviços de frete aéreo e estar em conformidade com a licença e os requisitos legais. Os Agentes da IATA são obrigados a seguir um conjunto de resoluções aprovadas pelo governo, que estabelecem direitos e deveres tanto dos agentes quanto das companhias aéreas, assim como enumera os procedimentos e pré-requisitos para os membros que desejam obter o credenciamento do setor.
Além de obter o reconhecimento do setor, ao tornar-se um Agente de Cargas IATA, ingressa-se na rede de distribuição das companhias aéreas que são membros da instituição e é permitido aderir aos Sistemas de Liquidação de Contas de Carga (CASS) sem nenhum custo.
Regido pela Cargo Agency Conference (CAC), o programa de agenciamento de cargas da IATA oferece benefícios tanto para as companhias aéreas quanto para os agentes. Ele fornece aos agentes o reconhecimento da indústria por sua competência financeira e profissional, enquanto as companhias aéreas obtêm acesso a uma rede de distribuição global de agentes aprovados para vender seus produtos. Além disso, o programa de agência de carga ajuda a padronizar as relações de trabalho das companhias aéreas associadas com seus agentes de vendas designados.
Sistemas de Liquidação de Contas de Carga – CASS
O Cargo Account Settlement Systems (CASS) foi desenvolvido para simplificar o faturamento e o ajuste de contas entre companhias aéreas e transitários. Ele opera por meio do CASSlink, solução avançada e global de faturamento eletrônico habilitada para a web.
Como aderir ao CASS
Agentes credenciados pela IATA podem aderir ao Sistema sem a necessidade de pagar nenhum valor. Por outro lado, também é facultado aos que não forem credenciados ou outros intermediários, mas sem a gratuidade. O valor é determinado localmente.
Para mais informações sobre regras, pré-requisitos, procedimentos e valores para obter o credenciamento junto à IATA ou a participação no CASS, entre em contato com isabela.actc@sindicomis.com.br.