23ª reunião ordinária do GT-J promove deliberações e define diretrizes

Em 29 de fevereiro, realizou-se a 23ª reunião ordinária do Grupo Técnico-Jurídico de Comércio Exterior e Assuntos Aduaneiros (GT-J), sob a direção da coordenadora, Dra. Bruna Antonini.

A agenda incluía a aprovação da ata da reunião anterior; a confirmação do Dr. Fernando Diniz como parecerista e do Dr. Leonardo Branco como revisor para o tema do próximo mês, “Novo Regimento Interno do CARF”; a verificação e possíveis ajustes no calendário anual de temas, relatores e revisores; a confirmação da data da próxima reunião ordinária; e a atualização sobre o progresso dos seguintes pareceres:

• “Presunção constitucional de inocência: prerrogativa do contribuinte no relacionamento com o fisco (federal, estadual e municipal)”, elaborado pelo Dr. Giovanni Galvão e enviado para revisão da Dra. Bruna Antonini e do Dr. Cláudio Eidelchtein;
  • “Cobrança de adicional de armazenagem (após normativas da ANTAQ sobre o tema)”, elaborado pelos Drs. Cláudio Eidelchtein e Ricardo Eidelchtein, tendo como revisora a Dra. Joana Guimarães.

A ata da reunião anterior foi aprovada por unanimidade.

Quanto ao parecer do Dr. Giovanni, espera-se que a revisão seja finalizada em breve. A previsão é de que, até 15 de março, os demais membros recebam o parecer revisado. Há a possibilidade de surgirem novos pareceres dessa discussão.

O parecer sobre a cobrança adicional de armazenagem teve sua entrega postergada devido a problemas de saúde de um dos responsáveis, prorrogando-se o prazo para até 30 de março para a entrega do documento à Dra. Joana para revisão.

Foi acordado que o Dr. Fernando Diniz redigirá o parecer sobre o “Novo regimento interno do CARF” do próximo mês, com o Dr. Leonardo Branco responsável pela revisão.

Em relação ao calendário anual de atividades, incluindo a definição de relatores e revisores, houve concordância com a última versão proposta. A Dra. Maysa Pittondo sugeriu compartilhar a responsabilidade sobre o tema de seu encargo, “Uso de inteligência artificial no CARF”, com o Dr. Rodrigo Lázaro, que aceitou a coparticipação.

A próxima reunião foi agendada para 21 de março.

O GT-J é composto pelas Dras. Bruna Antonini (coordenadora), Hanna Vieira do Carmo, Joana Guimarães, Maria Helena Santos Silva Ferreira, Maysa Pittondo Deligne e Thais de Laurentiis Galkowicz; e pelos Drs. Adelmo Emerenciano, Alexandre Dias (representando o Dr. Flora), Cláudio A. Eidelchtein, Diego Luiz Silva Joaquim, Fernando José Diniz, Giovanni Galvão (coordenador auxiliar), Leonardo Branco, Luckas Piva (representando Emerenciano & Baggio), Luiz Antonio Flora, Mateus Soares de Oliveira, Oswaldo Castro Neto, Ricardo Eidelchtein e Rodrigo Lázaro.

Agenda (meses e temas)

• Março – “Pis/Cofins – Importação e valor aduaneiro”, “Presunção constitucional de inocência: prerrogativa do contribuinte no relacionamento com o fisco” e “Novo regimento interno do CARF”.
  • Abril – “Cobrança de adicional de armazenagem (após normativas da Antaq)” e “Impactos da reforma tributária nas empresas prestadoras de serviços ao setor importador e exportador”.
  • Maio – “Competência do auditor fiscal em análises técnicas acerca da qualidade ou quantificação de mercadoria”.
  • Junho – “Limites do arbitramento de valor aduaneiro sem observância do AVA (Acordo de Valoração Aduaneira)”.
  • Julho –
  • Agosto – “Duplo grau da pena de perdimento no Cejul”, “Denúncia espontânea, responsabilidade objetiva e a Súmula 126 do CARF no Siscarga”.
  • Setembro – “Inteligência artificial no julgamento de processos pelos conselheiros do CARF: impactos éticos, legais, constitucionais e a imparcialidade nos julgamentos”.
  • Outubro – “Mudanças necessárias no Brasil para adequação da Convenção de Kyoto Revisada e Acordo de Facilitação do Comércio”.
  • Novembro – Tema a definir.
  • Dezembro – Recesso.