Brasil aprova negociações para Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Emirados Árabes Unidos

O Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (CEC) do Brasil aprovou, em sua Resolução nº 9, de 24 de junho de 2024, o mandato negociador para um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos. O acordo abrangerá questões tarifárias e outros temas relacionados ao comércio.

A decisão foi tomada durante a reunião do CEC, órgão vinculado ao Ministério da Economia, que é responsável por formular políticas e coordenar atividades relativas ao comércio exterior brasileiro. O mandato negociador estabelece os objetivos, princípios e parâmetros que nortearão as negociações entre os dois blocos econômicos.

De acordo com a Resolução, o Acordo de Livre Comércio visa promover a integração econômica entre o Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e os Emirados Árabes Unidos, fortalecendo os laços comerciais e ampliando as oportunidades de negócios para empresas e investidores de ambos os lados.

As negociações abordarão temas cruciais, como a redução ou eliminação de tarifas sobre produtos comercializados entre os países membros, facilitando o fluxo de mercadorias e serviços. Além disso, outras questões relacionadas ao comércio internacional, como medidas sanitárias e fitossanitárias, propriedade intelectual e compras governamentais, estarão na pauta das discussões.

Representantes dos países envolvidos se reunirão nos próximos meses para iniciar as tratativas formais, buscando alcançar um acordo mutuamente benéfico que impulsione o crescimento econômico e gere novas oportunidades de investimento e emprego em ambas as regiões.