[URGENTE] Greve geral nas agências reguladoras está marcada para 4 de julho

Em entrevista exclusiva à assessoria de comunicação do Sindicomis/ACTC, Christian Saboia, diretor de Comunicação do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), informou que, no próximo 4 de julho, onze agências reguladoras paralisarão suas atividades por um dia. Os órgãos abrangem setores como portos, aeroportos, mineração, planos de saúde, energia elétrica e medicamentos.

Já no dia 11, uma nova rodada de negociações acontecerá para decidir sobre os próximos passos.

O sindicato destacou que há anos vem ocorrendo um processo de sucateamento e desvalorização das agências reguladoras. De acordo com levantamento do Sinagências, desde 2008, 2.106 servidores solicitaram exoneração desses órgãos, enquanto 1.789 se aposentaram no mesmo período. Ao longo de 16 anos, as agências perderam 3.800 trabalhadores.