O aeroporto Salgado Filho retomará, na próxima segunda-feira (15), parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros. Com isso, os serviços de processamento de passageiros e controle de segurança serão realizados nos pisos 2 e 3 do terminal, áreas que não foram impactados pelas enchentes que assolaram toda capital gaúcha. Nesse momento, como vem ocorrendo desde o dia 27 de maio, os voos comerciais continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas, área localizada a cerca de 10 quilômetro do aeroporto da capital.
A retomada gradual das operações no principal sítio aeroportuário da região Sul faz parte do cronograma adotado pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), juntamente com a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto. Para o ministro Silvio Costa Filho, titular do MPor, o retorno das atividades no Salgado Filho é parte do trabalho conjunto e eficaz que tem sido realizado pela Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Ministério da Defesa, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), agentes do setor aéreo e concessionária. “Estamos comprometidos em restaurar integralmente as operações no Salgado Filho e esse é um dos passos para alcançarmos esse objetivo”, destacou.
Orientação aos passageiros
O serviço de check-in e embarque de passageiros serão feitos por meio de uma área adaptada no terminal internacional, uma vez que o espaço doméstico está passando por reformas. O acesso ao terminal deverá ser realizado pela rampa externa que leva ao piso 2.
No primeiro momento, o acesso ao procedimento de embarque será realizado exclusivamente pelas portas 5 e 6. A partir de então, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Neste ambiente, deverão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus, que fará o transporte até a Base Aérea de Canoas.
O Terminal estará em funcionamento das 6h às 21h. Assim como é realizado hoje no terminal improvisado no Shopping Canoas, o passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível acessar a sala de embarque. É importante destacar que não será possível realizar embarque e desembarque diretamente do aeródromo militar.
Retorno dos serviços
A retomada dos serviços no aeroporto Salgado Filho teve início no dia 11 de junho, com a reabertura do terminal de cargas. O recebimento e a retirada de mercadorias são realizados quase que sua totalidade por meio de transporte rodoviário. Para voltar a funcionar, o local foi vistoriado e recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária.