CMA CGM perde 99 contentores em tempestade na África do Sul

As condições atmosféricas na costa de Richards Bay na quinta-feira passada levaram à queda de 99 contentores do navio CMA CGM Belem, segundo a Autoridade de Segurança Marítima Sul-Africana (SAMSA) no fim de semana.

Em comunicado, a SAMSA avançou que o navio de bandeira maltesa procurou refúgio na baía de Maputo, mas que após uma reavaliação, a decisão foi de redirecionar o navio para Qheberha. A informação de dia 17 de agosto indicava ainda que o navio deveria chegar ao Porto de Ngqura no dia seguinte, que pela sua capacidade de receber navios de maior dimensão conseguiria acolher o CMA CGM Belem, onde este se poderia proteger e ajustar a sua carga para o resto da sua jornada até à Europa. A SAMSA permitiu a partida do navio, mas as buscas pelos contentores permaneceram ativas.

“Dadas as circunstâncias, o Porto de Ngqura foi identificado como o único porto de refúgio adequado. Os colapsos de estiva foram confirmados e os contentores afetados precisarão ser descarregados numa instalação portuária de contentores na chegada”, avançou ainda a autoridade marítima, confirmando que os responsáveis pela embarcação “cooperaram com as autoridades e que um aviso de navegação foi promulgado para a segurança da navegação de outras embarcações nas proximidades”.

A SAMSA pede ainda que as embarcações que atravessam a área oceânica e o público relatem quaisquer avistamentos dos contentores perdidos às autoridades competentes, entrando em contacto com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) com a posição, número e cor dos contentores observados.

O navio CMA CGM Belem foi construído este ano e conta com uma capacidade máxima para transportar até 13.200 TEU, tendo reforçado a frota da CMA CGM no final de junho. Esta foi a quinta unidade de uma série de seis porta-contentores movidos a GNL e duplo combustível encomendados em abril de 2021, num investimento de 2,3 mil milhões de dólares.

Este é o segundo episódio em pouco mais de um mês, sendo que em julho a CMA CGM também perdeu 44 contentores numa situação semelhante, com o navio CMA CGM Benjamin Franklin, no Cabo da Boa Esperança.

(Supply Chain Magazine)

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