Nacionalização do SINDICOMIS: juntos no Brasil e pelo Brasil

As cerca de 16 mil empresas de comércio exterior, incluindo comissárias de despachos, agentes transitários, intermediários de carga, logística e fretes, que juntas empregam cerca de 800 mil trabalhadores no Brasil, estão unidas por um novo objetivo: levar o conhecimento do setor aos três Poderes da República, promovendo um comex com segurança jurídica, modernidade e assertividade.

Essa visão se torna realidade com a recente conquista do SINDICOMIS. Após 77 anos de atuação dedicada em São Paulo, a entidade recebeu, em agosto, o reconhecimento oficial do governo federal como a única entidade sindical patronal a representar nacionalmente as empresas do comércio exterior.

SINDICOMIS Nacional: a força do setor em todo o Brasil

Com a expansão para SINDICOMIS Nacional, certificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a entidade consolida-se como um pilar de suporte para empresas de logística, comércio internacional e setores afins em todo o país. A partir de agora, o SINDICOMIS Nacional está ainda mais preparado para defender os interesses de seus associados nas esferas legislativa, executiva e judiciária, com ainda mais força e determinação, tanto no Brasil quanto no exterior.

Desde 2018, sob a liderança de Luiz Ramos, o SINDICOMIS Nacional ampliou sua presença em Brasília, tornando-se referência para ministérios, tribunais superiores, Senado Federal, Câmara dos Deputados, agências reguladoras e órgãos ligados ao comércio exterior, principalmente em questões tributárias aduaneiras.

Atuação estratégica e conquistas relevantes

O SINDICOMIS Nacional tem atuado estrategicamente em diversas frentes:

• Indicação de membros para o CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais): profissionais indicados pelo SINDICOMIS têm realizado um trabalho de excelência no Conselho.
  • Criação da Câmara Especial para Assuntos Aduaneiros no CARF: proposta pelo SINDICOMIS Nacional, a Câmara Especial, implementada este ano, garante julgamentos mais ágeis e justos.
  • Contratos coletivos de trabalho: assegurando direitos e deveres justos para empresas e trabalhadores do setor.
  • Defesa de interesses junto às autoridades: garantindo que as necessidades dos associados sejam ouvidas e consideradas.
  • Elaboração de propostas legislativas: contribuindo para um ambiente de negócios mais justo, transparente e competitivo no comex.

Parcerias para um suporte completo

Para oferecer um suporte ainda mais completo, o SINDICOMIS Nacional conta com a parceria da ACTC, representante da FIATA (Federação Internacional das Associações de Transitários) no Brasil, e da CIMEC (Câmara Internacional de Mediação e Arbitragem de Conflitos). Essas parcerias garantem expertise internacional e soluções especializadas para as demandas mais complexas do setor.

Junte-se ao SINDICOMIS Nacional!

As contribuições patronais, confederativas e assistenciais são investimentos que permitem ao SINDICOMIS Nacional continuar lutando por um comércio exterior mais forte e competitivo. Associe-se ao SINDICOMIS Nacional/ACTC e faça parte desta nova era de representatividade!

Nos próximos comunicados, detalharemos os benefícios de ser um associado SINDICOMIS, incluindo:

• Proximidade com a FIATA e CIMEC.
  • Equipe de Assessoria Institucional e Governamental em Brasília.
  • Assessoria de comunicação especializada no setor.
  • GT-J (Grupo Técnico-Jurídico de Comércio Exterior e Assuntos Aduaneiros).
  • Equipe de assessores técnico-jurídicos.

Estaremos sempre juntos no Brasil e pelo Brasil!