ES: Atenção: alteração de procedimento para acesso ao Sicex

Atenção, usuários do Sistema de Comércio Exterior (Sicex) da Secretaria da Fazenda: a partir desta sexta-feira (18), o acesso de entidades importadoras com inscrição estadual à plataforma será alterado. A mudança se limitará ao acesso pelo perfil “Entidade”, não impactando no acesso pelos perfis “Representante Legal” e “Recinto Alfandegado”.

A alteração visa a eliminar a dependência do Sicex em relação ao Sistema de Informações Tributárias (SIT). Diante do iminente desligamento do SIT, a autenticação via Agência Virtual, que depende dessa integração, deixará de ser possível.

O Sicex é uma ferramenta de apoio e controle disponibilizada pela Sefaz para o cumprimento de obrigações tributárias, proporcionando agilidade e evolução na rotina operacional do setor de comércio exterior no Estado.

Para realizar o acesso pelo perfil “Entidade”, a entidade importadora com inscrição estadual deverá seguir o passo a passo apresentado abaixo, elaborado pela Supervisão de Exportação e Importação da Sefaz:

CLIQUE AQUI e acesse o passo a passo

Em caso de dúvidas, o usuário poderá entrar em contado com o Fale Conosco da Receita Estadual: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/formulario

(Legisweb)