Portonave bate recorde e recebe 3,3 mil estradas em um único dia

Portonave registrou novo recorde de não recebimento de caminhões em um único dia. Foram realizados 3.308 acessos, entre 1.552 entradas e 1.756 saídas de contêineres.

O recorde anterior foi de dezembro do ano passado, com o recebimento de 3.139 caminhões em um dia. Além do desempenho, de janeiro a setembro, a Companhia registrou bons resultados em suas movimentações, ao mesmo tempo que se manteve como o terminal mais eficiente em produtividade de navios do país, atrás apenas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Logo depois, o Portão, entrada e saída das estradas, teve o segundo melhor setembro da história do Terminal, com média de 2 mil estradas por dia, o que resultou em 51.404 acessos totais. De janeiro a setembro, a Portonave registrou 489.416 entradas e saídas pelo Portão. Nesse período, o tempo médio de permanência dos dois motoristas foi de 30 minutos. Entre 1 e 16 de outubro foram registados 30.778 acessos aos portões, entre entradas e saídas.

De janeiro a setembro, 370 navios escalaram o terminal e a movimentação total foi de 948.650 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pesos). Só no ano passado foram movimentados 103.440 TEUs. Desde o início do ano, a Companhia mantém a liderança em produtividade de navios entre os portos do país, atrás apenas da Antaq.

De janeiro a agosto, foram registrados em média 119 Movimentos por Hora (MPH) durante a Obra, investimento privado de R$ 1 bilhão para receber navios maiores, de até 400m de comprimento. Este indicador monitora as movimentações realizadas pelos Ship-to-Shore (STS) Cranes, guindastes destinados à movimentação de contêineres do pátio até os navios.

cargas refrigeradas

O Iceport, entreposto frigorífico da Portonave, recebeu 190 mil toneladas de produtos de janeiro a setembro deste ano, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Do movimento total, 65% correspondem a aves e suínos, 26% a hortaliças e 9% a carne bovina. Os meses de julho, agosto e setembro representam o melhor trimestre do ano, com 80 mil toneladas movimentadas.

(PortalPortuario)