Com aporte de US$ 30 milhões e expansão do porto, Itajaí se consolida como um dos principais polos logísticos do Brasil

O Brasil é uma das maiores potências de comércio exterior na América Latina, com uma balança comercial que atingiu US$ 474,49 bilhões até outubro de 2024. Neste cenário, Santa Catarina se destaca como um dos principais polos logísticos do país, impulsionada, principalmente, pelos incentivos fiscais oferecidos pelo Estado e também pela modernização de seus portos. Exemplo disso é o Porto de Itajaí, que recebeu US$ 30 milhões em investimentos da nova operadora arrendatária, a JBS Terminals, para a retomada das operações que começaram oficialmente com a chegada do navio Maersk Lamani, de Hong Kong, no início de outubro.

A projeção da JBS Terminals é de movimentar 58 mil TEUs por mês em Itajaí, superando em mais de 30% a meta mínima contratual que é de 44 mil TEUs, medida que corresponde a contêineres de 20 pés. Outras cinco rotas regulares de navios, operadas por empresas de longo curso e cabotagem, como MSC, Hapag-Lloyd, Sealead e Norcoast, estão programadas.

Vale destacar que Itajaí já é considerada um dos principais polos logísticos do país e que no ano passado foi o maior importador com um total de US$ 13 bilhões, o que representa 5,47% das importações nacionais. Além disso, a cidade possui o maior PIB de Santa Catarina, que ultrapassa R$ 47,7 bilhões. Com a previsão de aumento na movimentação de contêineres em Itajaí, reflexos positivos na economia já são esperados, como a geração de novos empregos e o aumento de empresas, especialmente as que atuam no setor de comércio exterior e transporte de mercadorias. Apenas nos nove primeiros meses do ano foram abertas mais de 10,6 mil.

Mercado imobiliário em ascensão

O crescimento do setor logístico em Itajaí impacta no mercado imobiliário. Atualmente, a cidade já ocupa a terceira posição no ranking nacional de valorização, com uma média de 90% de acréscimo no valor dos imóveis nos últimos cinco anos, segundo dados da FipeZap. A alta procura por imóveis comerciais também deve impulsionar a valorização. É o caso do Absolute Business & Hotel, da construtora Procave, um complexo comercial de alto padrão com mais de 60,2 mil metros quadrados, localizado ao lado do Porto de Itajaí, no coração da cidade, que também integra o Hotel Mercure e ainda conta com uma área cobiçada, a maior laje corporativa de Santa Catarina, com 14 vagas de garagem e mais de 1.600 metros quadrados,, capaz de abrigar uma empresa com cerca de 250 colaboradores. O empreendimento tem infraestrutura moderna e de alto padrão, 7 confortáveis elevadores de alta velocidade, piso elevado, estrutura inteligente que flexibiliza a passagem elétrica. Além disso, o empreendimento tem segurança de ponta com acesso permitido somente aos respectivos andares de destino e dois auditórios com capacidade para 160 pessoas. Tudo isso posiciona o Absolute Business como um hub estratégico para empresas que buscam potencializar seus negócios em uma das regiões mais dinâmicas do Brasil ou para investimentos com potencial de alta rentabilidade.

“O crescimento do setor logístico em Itajaí e a retomada das operações do porto criam um ambiente extremamente favorável para investimentos e expansão de negócios e acreditamos que será um novo impulso à valorização. O Absolute Business foi projetado para atender essa demanda crescente porque tem uma infraestrutura moderna e flexível, capaz de abrigar empresas de diversos setores. Além disso, a exemplo de inúmeros clientes, é também uma excelente opção para investimentos para locação ou revenda futura diante da alta valorização imobiliária. Localização estratégica ao lado do Porto de Itajaí, e uma das maiores lajes corporativas do estado, o empreendimento se consolidou como uma escolha inteligente para empresas que buscam investir ou se estabelecer em uma das regiões mais promissoras do Brasil”, afirma Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da PROCAVE.

(Guia Marítimo)