Alckmin tem uma reunião com empresas de países do G20 a cada 2 dias

Em linha com as discussões em curso sobre Comércio e Investimentos no âmbito do G20, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) tem intensificado o diálogo com grandes empresas globais. Ao longo de 2023 e 2024, foram realizadas mais de 290 reuniões com representantes do setor produtivo de 26 países do G20 (entre membros efetivos e convidados), com o objetivo de atrair investimentos e fomentar a indústria nacional. O número equivale a uma reunião com uma empresa do grupo a cada dois dias.

As reuniões realizadas pelo ministro demonstram o forte interesse do setor privado internacional no mercado brasileiro e a confiança nas políticas do governo para promover o desenvolvimento econômico. Entre os principais temas abordados nas conversas, destacam-se:

• Novos investimentos:  No âmbito da Nova Indústria Brasil, diversas empresas anunciaram planos de expansão e criação de novas unidades produtivas no país, gerando empregos e impulsionando a economia.
  • Energia e sustentabilidade: As empresas manifestaram grande interesse em investir em energias renováveis, hidrogênio verde e projetos de transição energética, alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável do G20.
  • Setor automotivo: A eletrificação, a descarbonização e o Programa MOVER foram temas centrais em algumas das discussões, demonstrando o compromisso do governo em promover a transição para uma indústria automotiva mais sustentável e em linha com as metas globais de redução de emissões.
  • Tecnologia e inovação: A inteligência artificial, a digitalização e os semicondutores foram alguns dos temas abordados, evidenciando a importância da inovação para o desenvolvimento do país e a competitividade global.
  • Indústria farmacêutica e Saúde – O foco aqui é inovação e fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde brasileiro, com ampliação da produção de vacinas e medicamentos no país.

As reuniões realizadas com empresas dos países que integram o G20 reforçam o potencial do Brasil para atrair investimentos e ampliar o comércio internacional.  “Estamos comprometidos em continuar trabalhando para criar um ambiente de negócios mais favorável, simplificar os processos burocráticos e fortalecer a parceria com o setor privado, em linha com as prioridades da agenda de Comércio e Investimentos do G20 e com a Nova Indústria Brasil”, diz o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que presidirá a reunião de ministros do Comércio do G20 na próxima quinta-feira, em Brasília.

Serão 37 países representados nas reuniões desta semana. No total, mais de 200 delegados de membros do G20, países e organizações internacionais convidados participarão das discussões.

Já estão confirmados nomes como o Comissário de Comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis; a Representante para o Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai; o Negociador Chefe para Temas Comerciais da China, Wang Shouwen; e a Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala.

Também estão previstas 14 reuniões bilaterais entre os dias 23 e 24 com representantes do governo brasileiro e países participantes.