Problemas nos canais do Panamá e Suez podem causar aumento de 0,6% nos preços

O último relatório sobre o transporte marítimo elaborado pela UNCTAD antecipou que os problemas no Canal do Panamá, devido a factores climáticos, e no Suez, afectado por incidentes geopolíticos, poderão provocar uma subida dos preços de 0,6% em 2025.

“Os principais pontos de estrangulamento, como os canais de Suez e do Panamá, estão cada vez mais vulneráveis ​​às tensões geopolíticas, aos conflitos e às alterações climáticas”, considerou a organização.

“Estas perturbações estão a expandir as rotas marítimas, a sobrecarregar as cadeias de abastecimento e a aumentar os custos, com impactos profundos na segurança alimentar, no abastecimento energético e na economia global, uma vez que mais de 80% do volume do comércio global é transportado por via marítima”, é detalhado no relatório.

A entidade observou que “as toneladas-milhas aumentaram 4,2% devido ao aumento das distâncias marítimas devido a perturbações em rotas importantes, como os canais de Suez e do Panamá, sobrecarregando ainda mais as cadeias de abastecimento e aumentando as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do transporte marítimo.

O exposto provocou, segundo o relatório, um aumento nas tarifas de frete, gerando impacto, especialmente, nas economias mais vulneráveis.

“Este aumento nas taxas de frete, se mantido, aumentará os preços para os consumidores globais; “A Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento prevê um aumento de 0,6% até 2025 devido ao aumento dos custos de transporte”, antecipou a UNCTAD.

(PortalPortuario)