Maersk assina acordo de fornecimento de metanol de longo prazo para sua frota oceânica

AP Moller – A Maersk  assinou um contrato de compra de biometanol de longo prazo com a LONGi Green Energy Technology Co., Ltd.

O acordo, destacou a companhia marítima dinamarquesa, contribuirá para reduzir as emissões de GEE da crescente frota de navios porta-contentores de metanol bicombustível da Maersk.

“O biometanol e o e-metanol continuam a ser os combustíveis alternativos mais promissores para o transporte marítimo nesta década, e o acordo com a LONGi é uma prova disso. O principal desafio para o transporte marítimo global é a diferença de preços entre os combustíveis fósseis e as alternativas com menores emissões de gases com efeito de estufa. “Continuamos a instar fortemente os estados membros da Organização Marítima Internacional a nivelarem as condições de concorrência, adoptando um padrão global de combustível verde e um mecanismo de preços ambicioso que a indústria necessita urgentemente”, disse Rabab Raafat Boulos, director de operações da AP Moller – Maersk.

Com a adição de volumes LONGi, a Maersk está a fazer progressos na obtenção de metanol suficiente para a sua própria frota de metanol bicombustível, da qual sete navios já estão em operação. Os acordos combinados de compra de metanol da Maersk cobrem agora mais de 50% da procura de metanol da frota bicombustível em 2027.

O acordo segue o crescente portfólio global de combustíveis alternativos da Maersk, do qual vários outros projetos de metanol estão atualmente em estágios avançados de maturidade.

“Embora acreditemos que o futuro da logística global apresentará múltiplos caminhos para alcançar emissões líquidas zero, este acordo sublinha a dinâmica contínua dos projectos de metanol que estão a ser perseguidos por promotores ambiciosos em todos os mercados. A China continua a desempenhar um papel pioneiro e é encorajador ver também fortes desenvolvimentos de mercado noutras geografias. Um exemplo são os Estados Unidos, onde colaboramos estreitamente com vários projetos promissores”, disse Emma Mazhari, diretora de mercados de energia da AP Moller – Maersk.

O acordo com a LONGi permite o fornecimento de biometanol produzido em uma fábrica em Xu Chang, no centro da China. O biometanol é produzido a partir de resíduos de palha e aparas de árvores frutíferas e atenderá aos requisitos de sustentabilidade do metanol da Maersk, que incluem uma redução de pelo menos 65% nas emissões de GEE do ciclo de vida em comparação com os combustíveis fósseis.

(Portal Portuário)

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