A Autoridade Portuária de Almería (APA) concluiu o encalhe do Duque de Alba do Porto de Carboneras, “uma obra essencial que contribuirá para o descongestionamento da doca pública através da ampliação da linha de atracação”, conforme indicou o presidente da APA, Rosário.
A APA investiu 1,8 milhões de dólares na passarela de quase 80 metros para ligar a construção à superfície terrestre. A infraestrutura é tratada como uma ponte que suporta a passagem de um veículo pesado por uma de suas estradas e, por outro, abrigará os dutos das diferentes instalações que permitirão o carregamento de granéis líquidos diretamente nos navios, potencializando esse tráfego. nas instalações portuárias.
Como destacou o presidente, “a execução desta obra abre possibilidades para o Porto de Carboneras, onde agora dois navios poderão atracar com mais facilidade no cais público. Isto beneficiará o setor empresarial da zona, que ganhará fluidez no transporte marítimo das suas mercadorias.”
A APA acompanhou os trabalhos de encalhe do Duque de Alba com uma configuração de amarração segura para atracação de embarcações até 45.000 dwt. Neste sentido, estão em fase final de execução as obras de um segundo ponto de amarração, este localizado na berma paralela ao Duque de Alba e no qual foram investidos mais de 270 mil dólares.
Por outro lado, a Autoridade Portuária de Almería está a elaborar um protocolo de utilização do Duque de Alba em função das condições meteorológicas e do tipo de embarcação para que a infraestrutura possa ser utilizada de forma eficiente e segura.
(Portal Portuário)