Representantes da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) da América Latina chegaram ao recém-inaugurado Megaporto de Chancay , no Peru. Lá eles puderam aprender em primeira mão sobre a infraestrutura logística e de transporte que busca beneficiar a indústria portuária peruana, além de impactar o tráfego comercial na costa oeste do Pacífico.
O almirante Carlos Tejada, e vice-gerente geral da Cosco Shipping Ports Chancay Perú, foi o encarregado de receber os membros da AAPA Latam que visitaram as instalações portuárias. Inicialmente, conheceram o túnel de 1,8 quilômetro que foi construído para chegar às instalações e depois as operações do terminal, que são totalmente automatizadas com guindastes de última geração.
Neste contexto, o presidente da AAPA Latam, Juan Duarte , comentou que “o megaporto é um terminal único do gênero no continente americano, devido ao seu nível de automação e tecnologia implementada”. Durante a sua visita, foram realizadas diversas reuniões entre membros da associação e representantes do megaporto de Chancay, onde foram apresentados os projetos e planos de desenvolvimento.
As autoridades portuárias explicaram o funcionamento do seu terminal e as oportunidades de expansão que planejam para o futuro, além de confirmarem a disponibilidade para receber os participantes do evento AAPA Latam 2025.
Por sua vez, Duarte, juntamente com Dinelli, apresentou o Congresso AAPA Latam 2025 que será realizado no Peru e as estratégias que a associação tem para o continente e para a indústria logística portuária.
Desta forma, os executivos da AAPA Latam encerram sua viagem pela América do Sul e agora se preparam para viajar ao Panamá no dia 26 de novembro deste mês, onde darão continuidade à sua agenda de reuniões e atividades relacionadas ao setor. Após esta visita, a AAPA Latam concluirá sua turnê pela América Latina e preparará motores para seu evento, que acontecerá no próximo ano durante o mês de junho em Lima, Peru.
(Portal Portuário)