As margens operacionais médias das principais empresas transportadoras de contêineres, que são as nove maiores companhias que reportam lucros antes de juros e impostos, caíram para 25,4% no quarto trimestre de 2024. Isso, apesar de o ano passado ter sido o terceiro mais lucrativo na história do setor, conforme informou a Alphaliner.
“Isso segue uma queda acentuada das tarifas nos dois últimos meses do ano, provocada por uma combinação de excesso de capacidade de envio, incerteza sobre os acontecimentos políticos nos Estados Unidos e possíveis greves portuárias, além de condições sazonais fora de temporada. Como resultado, o desempenho médio das empresas caiu de 38,4% no terceiro trimestre, que marcou o pico do ciclo atual”, informou a entidade.
“Apesar disso, as margens se mantêm em níveis historicamente sólidos. A indústria de transporte marítimo de contêineres registrou uma margem média de 13,8% na última década, incluindo os anos excepcionais da Covid-19 em 2021 e 2022. Enquanto isso, como anunciou a Alphaliner em dezembro, 2024 terminará como o terceiro ano mais lucrativo na história do transporte marítimo de contêineres”, complementou.
De acordo com o que foi divulgado pela Alphaliner, os lucros operacionais coletivos das transportadoras analisadas foram de aproximadamente 32,6 bilhões de dólares para 2024, “ainda muito abaixo dos mais de 100 bilhões de dólares gerados tanto em 2021 quanto em 2022, mas bem acima de outros anos”, acrescentou.
Fonte: PortalPortuario
Tradução por: Sindicomis