Margem bilionária dos gigantes do shipping despenca, mas ainda é o dobro da média histórica

PANORAMA TRADE

Análises de temas diários e relevantes

Produção: Assessoria de Comunicação do SINDICOMIS NACIONAL-ACTC

O setor de transporte marítimo de contêineres está passando por um momento de ajuste. Segundo dados da Alphaliner, as margens operacionais das principais empresas caíram para 25,4% no último trimestre de 2024, uma queda significativa em relação aos 38,4% do trimestre anterior. O recuo é atribuído ao excesso de capacidade de navios, preocupações com a política americana e greves portuárias.

Mesmo com essa queda, 2024 se manteve como o terceiro ano mais lucrativo da história do setor, com lucros operacionais de US$ 32,6 bilhões. É bem menos que os US$ 100 bilhões vistos em 2021 e 2022, durante o boom da pandemia, mas ainda impressiona quando comparado à média histórica do setor, que era de 13,8% na última década.

Esse cenário mostra que o mercado está buscando um novo equilíbrio. As margens atuais, mesmo reduzidas, ainda estão bem acima do padrão pré-pandemia, sugerindo que as empresas encontraram formas mais eficientes de operar. O desafio agora é manter essa rentabilidade em meio às pressões do mercado e às incertezas globais.

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!