Em reunião com a presidente do banco do BRICS, Dilma Rousseff, ministro de Minas e Energia destacou a importância de ampliar o diálogo, as parcerias e os investimentos para robustecer e defender a economia nacional
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta segunda-feira (21/04) com a presidente do banco do BRICS e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na sede do New Development Bank (NDB), em Xangai, na China. No encontro, o ministro destacou a importância da ampliação do diálogo, das parcerias e dos investimentos com bancos internacionais para fortalecer e defender a economia nacional.
“Precisamos atrair investimento, em especial em áreas estratégicas do nosso país e essas parcerias com o banco do BRICS fortalecem cada vez mais esses setores. É importante que a gente faça esse movimento, levando mais investimentos para o Brasil e defendendo a nossa soberania”, destacou Silveira.
Na ocasião, Silveira e Dilma discutiram estratégias para ampliar os investimentos em infraestrutura energética no Brasil, com foco na transição para fontes renováveis, geração de emprego, desenvolvimento sustentável e modernização da gestão pública.
“Temos que aproveitar essa vocação do banco em investir em projetos voltados para a transição energética ao redor do mundo. É fundamental garantir que o Brasil siga na liderança da corrida pelas alternativas mais limpas e eficientes de energia”, pontuou o ministro.
MME no Brics
Desde que assumiu a presidência do BRICS, em janeiro de 2025, o Brasil assumiu uma agenda que inclui a transição energética e a reforma dos mecanismos financeiros globais, em que pretende estabelecer ponte entre os acordos alcançados durante a presidência brasileira do G20 e a COP30.
Fonte: DespachantesAduaneiros.Com