O Governo do Ceará planeja arcar com os custos de uma das quatro linhas de transmissão de energia que serão implantadas no Porto do Pecém. A iniciativa foi revelada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, durante entrevista ao portal Opinião CE. Ele também comentou sobre a futura instalação de data centers no estado.
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) é considerado o eixo estratégico da economia local, e já conta com sete pré-contratos assinados para projetos de hidrogênio verde (H2V).
Segundo Domingos, o governador Elmano de Freitas apresentou ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma proposta para que o Estado assuma a construção da principal linha de transmissão. A sugestão, conforme o secretário, está em fase de conclusão.
A previsão é que essa primeira linha seja financiada por meio de um empréstimo internacional ou uma parceria público-privada (PPP). Para o secretário, essa é uma postura ousada e inovadora, necessária para superar o principal entrave atual do CIPP: a infraestrutura de transmissão de energia.
(Portal Be News)