Argentina e Brasil avançam em concessão conjunta da ponte internacional sobre o Rio Uruguai

O governo da Argentina pré-selecionou a empresa Plusbyte como vencedora provisória da concessão da ponte internacional que liga Santo Tomé, na província de Corrientes, à cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, Brasil.

O processo de licitação internacional foi promovido pela Subchefia do Gabinete do Interior da Argentina, liderada por Lisandro Catalán, em articulação com autoridades brasileiras. A seleção encontra-se em fase preliminar.

Caso a concessão seja confirmada, a Plusbyte assumirá, pelos próximos 25 anos, a gestão da ponte internacional sobre o rio Uruguai, seus acessos rodoviários e o Centro Fronteiriço Unificado que integra os sistemas alfandegários e de controle entre os dois países.

Durante o leilão realizado em Foz do Iguaçu, a Plusbyte apresentou uma oferta de US$ 29 milhões como pagamento inicial pelo direito de operar a concessão — valor que superou em 9,43% o lance mínimo estabelecido. A empresa argentina venceu a brasileira CS Infra.

O contrato estipula um investimento total de US$ 99 milhões, que deverá ser executado ao longo do período de concessão. As obras previstas abrangem cerca de 15 quilômetros de infraestrutura, incluindo a manutenção e modernização da ponte, seus acessos rodoviários, instalações alfandegárias e sistemas de controle transfronteiriço.

A implementação do projeto será supervisionada por uma comissão mista composta pela Comissão Mista Argentino-Brasileira (Comab) — presidida por Viviane Esse — com participação do diretor nacional de Assuntos Técnicos de Fronteira, Ricardo Botana.

(Portal Portuário)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!