Perto de entrar em operação, novo porto de SC terá foco na exportação

Depois da autorização para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga, concedida na terça-feira e com previsão de utilizar R$ 333 milhões (obras e supervisão), o Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC) será o próximo investimento de grande porte a entrar em operação no complexo portuário de São Francisco do Sul, do qual Itapoá também faz parte. O TGSC, um terminal de uso privado, tem estimativa de iniciar a operação até o final do ano. Além dos portos em operação em São Francisco do Sul e Itapoá, Santa Catarina tem terminais portuários em Itajaí, Navegantes, Imbituba e Laguna.

Em investimento de R$ 520 milhões, o terminal está instalado no Morro Bela Vista, perto do Porto de São Francisco do Sul. Os equipamentos estão em fase de testes. O novo terminal vai entrar em operação com capacidade de movimentar 6 milhões de toneladas de grãos por ano, com possibilidade de ampliação no futuro. O foco será a exportação de grãos. A estrutura contará com píer de 255 metros de comprimento, com dois berços de atracação.

O TGSC conta com 980 metros de correias transportadoras com capacidade para até 2 mil toneladas por hora. A capacidade de armazenamento na retroárea será de 135 mil toneladas de granéis, com armazém horizontal e seis silos verticais. Há mais portos previstos para São Francisco do Sul e Itapoá, mas estão em fase de licenciamento, ainda sem início das obras.

(NSC Total)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!