A Autoridade Portuária de Santos (APS) dará início, no dia 20 de outubro, a novas obras na Avenida Augusto Barata — estrada perimetral da margem direita do Porto de Santos, na região da Alemoa. O objetivo é melhorar a infraestrutura e otimizar o fluxo de veículos na principal via de acesso ao terminal.
O projeto contempla a substituição do pavimento, adequações na pista, instalação de iluminação LED e nova sinalização. O investimento total é de US$ 5 milhões.
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a iniciativa faz parte de um plano mais amplo de revitalização do porto. “Esse projeto, no início do perímetro de Santos, integra um pacote de US$ 2,3 bilhões investidos nos últimos cinco anos. Trata-se de um dos nós desatados nesta gestão — uma obra paralisada há três anos e que agora vai melhorar o tráfego na região”, afirmou.
A primeira etapa das obras, prevista para ser concluída até o fim de novembro, consistirá na construção de uma nova faixa de rolamento que funcionará como desvio temporário. Durante esse período, o tráfego local será mantido sem interrupções.
Além das melhorias na malha rodoviária, o projeto prevê a construção de um novo canal de drenagem, com maior capacidade, substituindo a vala existente. A medida visa reduzir alagamentos frequentes, contribuindo também para a fluidez do trânsito.
A execução ficará a cargo do consórcio FMENG-Alemoa — formado pelas empresas Meng Engenharia e FFL Sinalização — vencedor da licitação promovida pela APS no primeiro trimestre deste ano.
As obras terão outras três etapas e devem ser concluídas até dezembro de 2026. Elas se somam a outras intervenções estratégicas, como a construção de dois viadutos de acesso ao porto (em parceria com a concessionária estadual) e a futura implantação do túnel Santos–Guarujá, formando um sistema viário robusto para atender ao crescimento esperado da movimentação portuária nos próximos anos.
(Portal Portuário)
