LATAM Cargo Brasil avança no e-commerce com novo sorter e consolida R$ 10 milhões em investimentos em Guarulhos

A LATAM Cargo Brasil, unidade de cargas do grupo LATAM Airlines, deu mais um passo na transformação de sua cadeia logística com a instalação de um sistema de sorterização automática (classificador de volumes) no seu principal hub de conexão, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Trata-se do primeiro equipamento desse tipo em toda a holding LATAM, reforçando o posicionamento da companhia como parceira logística estratégica para o e-commerce no Brasil. A tecnologia aumenta significativamente a velocidade, precisão e rastreabilidade no fluxo de encomendas, com dados de peso e cubagem em tempo real e classificação automatizada por destino. Com isso, a capacidade de processamento diário da LATAM pode chegar a 72 mil pacotes dia para esse segmento.

“Os investimentos realizados refletem a nossa evolução em inovação e automação, oferecendo soluções logísticas cada vez mais ágeis, precisas e confiáveis aos nossos clientes. A chegada do novo sorter é mais um marco nessa jornada, trazendo eficiência e inteligência para a operação e consolidando a LATAM Cargo como parceira logística do e-commerce no Brasil”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EFICIÊNCIA

O novo sorter é capaz de classificar e roteirizar até 3 mil pacotes por hora. O sistema conta com:

  • Leitura automatizada de códigos de barras e QR Codes;
  • Dimensionamento a laser e balança integrada para cálculo de peso e cubagem;
  • Até 24 saídas automáticas;
  • Integração completa aos sistemas operacionais da LATAM Cargo, garantindo rastreabilidade e precificação precisa em tempo real.

O investimento integra um plano de R$ 10 milhões aplicados nos últimos três anos para ampliar e modernizar as operações de carga doméstica da companhia em Guarulhos — o principal hub logístico da LATAM no Brasil.

E-COMMERCE EM EXPANSÃO E RESULTADOS TANGÍVEIS

Nos últimos três anos, a LATAM Cargo aumentou em 50% a capacidade de seu hub em Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados ao e-commerce. Entre as iniciativas recentes, destacam-se:

  • Novo portfólio doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a entregas rápidas de pequenos pacotes em milhares de cidades;
  • Parceria estratégica com a Amazon, atendendo 19 estados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e o Distrito Federal;
  • Expansão da malha e integração entre aviões cargueiros e de passageiros.

Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos chegaram aos clientes finais em até 48 horas no primeiro semestre de 2025 — mais que o dobro do desempenho de 2024.

O avanço operacional também se reflete na satisfação dos clientes: o índice NPS (Net Promoter Score) da LATAM Cargo cresceu 25 pontos percentuais no primeiro semestre de 2025, impulsionado por melhorias em atendimento, rastreamento e cumprimento de prazos.

(AeroFlap)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!