Foi concluída, em 2 de dezembro, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Rio Grande do Sul para as empresas e trabalhadores enquadrados na categoria econômica representada pelo SINDICOMIS NACIONAL/ACTC, incluindo os agentes de carga, comissárias de despacho, operadores intermodais e empresas transitárias. Ao todo são, aproximadamente, 210 empresas e 4.300 laborais contemplados com a nova convenção. O documento está disponível para consulta na Área do Associado.
De acordo com Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS NACIONAL e da ACTC, “a CCT do Rio Grande do Sul segue os mesmos pilares aprovados em São Paulo, fortalecendo a padronização nacional das condições normativas”.
Ele complementa que a segurança jurídica e a saúde dos trabalhadores saíram fortalecidas do acordo firmado entre os patronais e laborais do Rio Grande do Sul. “O instrumento consolida garantias essenciais para empresas e trabalhadores, com cláusulas claras e ajustadas às práticas efetivas do setor logístico e de comércio exterior. Além disto, mantivemos integralmente a cláusula já reconhecida como referência no estado de São Paulo, reafirmando o compromisso institucional das nossas entidades com o bem-estar dos trabalhadores nas operações logísticas, incluindo programas de prevenção e cuidados com a boa saúde mental”, finaliza.
