Nota de esclarecimento: sobre a participação das entidades em eventos

Lamentavelmente – e mais uma vez –, o SINDICOMIS NACIONAL e a ACTC vêm a público para esclarecer informações falsas divulgadas ontem (18) pela Chapa Renovação. Em vídeo, o Senhor Valdir Santos questiona a ausência dos diretores destas entidades no Prêmio Viracopos Excelência Logística, também conhecido pela sigla VCPEX.

Conforme já demonstrado na correção de outras informações inverídicas apresentadas publicamente pela Chapa Renovação (vale ressaltar que a página dessa chapa no Instagram é aberta ao público geral, extrapolando o que seria o correto debate democrático no âmbito interna corporis), o SINDICOMIS e a ACTC têm o dever institucional de esclarecer informações que possam gerar dúvidas ou interpretações equivocadas entre os eleitores, independentemente de sua origem.

A proposta do Sr. Valdir é que as entidades participem de todos os seminários e eventos que aconteçam em São Paulo.

Sendo assim, é necessário, de forma didática, informar ao Sr. Valdir Santos – e esclarecer a todos que tiveram acesso a essa postagem – que:

1 – O SINDICOMIS NACIONAL é, como sua própria designação regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de âmbito nacional. Portanto, referir-se a participar de eventos “em São Paulo” é desconhecimento da abrangência sindical da entidade que se pretende presidir, comodismo ou algum tipo de xenofobia regional-sindical.

2 – A participação em eventos é pautada por políticas institucionais e transcendem a mera avaliação subjetiva sobre a importância do evento e vai além de se tornar uma vitrine pessoal.

Destacamos abaixo algumas dessas diretrizes:

  • participar indiscriminadamente de todos os eventos – mesmo que restritos a São Paulo, como proposto – geraria custos incompatíveis com a realidade financeira das entidades. Como deveria ser do conhecimento de todos, especialmente de um candidato à presidência, estas enfrentam severas restrições orçamentárias desde a reforma trabalhista de 2017;
  • além desse fator financeiro, do ponto de vista institucional, seria inadequado e até preconceituoso privilegiar determinados eventos em detrimento de outros;
  • ainda assim, as entidades ocasionalmente designam representantes para eventos quando há perspectiva concreta de interlocução com autoridades capazes de aprimorar leis e regulamentações em benefício da categoria;
  • paralelamente, desde 2018, recursos desta natureza têm sido direcionados prioritariamente para articulações institucionais em Brasília, junto aos Três Poderes e órgãos competentes, visando benefícios concretos para toda a categoria. Tais conquistas obtidas são diversas e estão detalhadas no Relatório de Gestão e nas publicações oficiais das entidades.

Diretoria Executiva do SINDICOMIS NACIONAL/ACTC

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!