MDIC responde às demandas do SINDICOMIS/ACTC sobre o novo sistema CCT Aéreo

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior, encaminhou uma resposta oficial ao SINDICOMIS/ACTC em relação às solicitações apresentadas pelos representados sobre o novo sistema CCT Aéreo.

No comunicado, assinado pela diretora de Promoção das Exportações, Cultura Exportadora e Facilitação do Comércio, Janaina Batista Silva, o governo agradece pelos relatos detalhados acerca dos problemas com a usabilidade dessa ferramenta e pelas sugestões de melhoria fornecidas pelos representados e pelas entidades.

O MDIC também se comprometeu a encaminhar o relatório às equipes responsáveis pelo desenvolvimento e gestão do Portal Único de Comércio Exterior. Em sequência, cada proposta será minuciosamente analisada e as correções necessárias serão implementadas.

Relembrando o contexto

Após a implementação do novo CCT Aéreo, em 31 de julho, vários representados reportaram problemas ao SINDICOMIS/ACTC. Em resposta, as entidades solicitaram para que os usuários fornecessem relatos claros e objetivos sobre as dificuldades enfrentadas, mencionando o nome e CNPJ de suas empresas.

Os relatórios foram coletados até 16 de agosto e, depois de compilados, foram encaminhados por meio de ofícios ao Departamento de Promoção de Exportações e Facilitação do Comércio do MDIC, à Receita Federal, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Secretário Nacional de Aviação Civil.