Desde o dia 20 de outubro, o Grupo Técnico-Jurídico de Comércio Exterior e Assuntos Aduaneiros (GT-J), órgão vinculado ao Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal (COMITEC) do SINDICOMIS/ACTC, passa a ser liderado pela Dra. Bruna Antonini, sucedendo ao Dr. Giovanni Galvão.
A nomeação traz consigo uma promessa de mudanças significativas. O presidente do SINDICOMIS/ACTC, Luiz Ramos, expressou confiança na capacidade da Dra. Bruna de aprimorar a qualidade e a credibilidade do trabalho realizado pelo Grupo.
O Dr. Giovanni Galvão, por sua vez, não se afasta do GT-J, assumindo o papel de coordenador substituto da equipe. Ele declara: “Agradeço pela compreensão de todos. Estou confiante de que essa mudança será positiva para o Grupo e beneficiará nosso trabalho conjunto”.
A Dra. Bruna Antonini, que integra o GT-J desde abril de 2022, tem uma sólida experiência em comércio exterior desde seus 16 anos, quando concluiu o curso técnico em Comércio Exterior pelo Senac-SP. “Eu me encantei”, relata.
Com formação em Direito e um MBA em Administração, ela se especializou em Comércio Exterior e Direito Tributário. Além disso, detém certificações internacionais em Valoração Aduaneira pela World Customs Organization e em Direito de Integração no Mercosul pelo Tribunal Permanente de Revisión Mercosur.
No que diz respeito à coordenação do GT-J, a Dra. Bruna enfatiza que sua principal meta é reorganizar a dinâmica de trabalho. “Com isso, espero que possamos oferecer posicionamentos jurídicos de interesse aos filiados do Sindicato com maior agilidade”, explica.
Ela garante que as decisões democráticas continuarão a prevalecer no GT-J: “O Grupo decidirá qual a melhor forma de trabalhar, e o coordenador apenas organiza os trabalhos conforme as definições da equipe. Também pretendo, em conjunto com a equipe, avaliar meios para otimizar o trabalho do órgão, mantendo a qualidade, gerenciando o limitado tempo dos profissionais e considerando a crescente demanda dos temas de interesse”.
A Dra. Bruna também revela que, entre as propostas de melhoria sugeridas pelo Dr. Giovanni Galvão, será avaliada a criação de uma estrutura padrão de pareceres, contendo os principais tópicos da relatoria, como forma de oferecer suporte na elaboração dos pareceres jurídicos e facilitar a sistematização dos estudos.