Desde 12 de janeiro, a Receita Federal começou a implantar o novo Controle de Carga e Trânsito (CCT) para o modal aéreo. A previsão é de que o tempo médio de liberação das cargas nos fluxos de comércio internacional seja 80% menor.
Além disso, o CCT Aéreo permitirá a utilização de um padrão internacional de envio de informações eletrônicas, por meio do padrão Cargo XML, desenvolvido pela International Air Transport Association (IATA).
A fase de implantação teve início com a entrada em funcionamento do sistema em ambiente de treinamento do Portal Único SISCOMEX.
A Receita Federal do Brasil (RFB) recomenda que os operadores iniciem de imediato seus testes em ambiente de treinamento, assim como a adaptação dos seus sistemas, para que estejam aptos a operar por meio do CCT Aéreo durante o primeiro semestre deste ano (quando ocorrerá sua implantação definitiva e a substituição do atual sistema Mantra).
Mais detalhes em https://bit.ly/3iNZgjT.
Segundo a RFB, mesmo estando disponível e atualizado o manual do usuário do CCT Importação, novas soluções podem ser implementadas.
Contribuições para melhorias do conteúdo são bem-vindas e poderão ser enviadas, assim como outras dúvidas ou sugestões relacionadas, para a caixa corporativa da Divisão de Despacho de Importação da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira da RFB diimp.coana.df@rfb.gov.br.