Durante o Aspen Ideas: Evento Climático realizado em Miami Beach (EUA), o Instituto Aspen teve o prazer de anunciar a formação da Aliança de Compradores Marítimos de Emissões Zero (ZEMBA), ao lado dos co-fundadores Amazon, Patagônia e Tchibo. Como uma organização sem fins lucrativos e iniciativa dos Proprietários de Carga de Navios Zero Emissões (coZEV), a missão da ZEMBA é permitir que as empresas tenham acesso a soluções de transporte marítimo com emissão zero que não estão disponíveis atualmente.
Através da ZEMBA, os compradores de cargas irão acelerar a implantação comercial do transporte marítimo com zero emissões, permitir economias de escala e ajudar a minimizar as emissões marítimas. Ao trabalharem juntos, os membros da ZEMBA oferecerão uma demanda comprometida para criar confiança entre investidores, transportadoras, armadores e produtores de combustíveis com emissão zero e energia renovável.
“O Instituto Aspen é inspirado por líderes da indústria como a Amazon, Patagônia e Tchibo que estão avançando soluções que nos ajudarão a alcançar uma descarbonização marítima completa”, disse Dan Porterfield, Presidente e CEO do Instituto Aspen. “Através da ZEMBA, estamos ansiosos para estabelecer parcerias com compradores de fretes adicionais para impulsionar o futuro da indústria marítima de energia limpa”.
Ao fornecer uma demanda engajada na busca por novos combustíveis e tecnologias necessárias para o nascente mercado de navegação limpa, os esforços da ZEMBA também podem ajudar a criar novos modelos econômicos mundiais sustentáveis em energia renovável, produção de combustível com emissão zero, infraestrutura e serviços marítimos limpos.
“A redução do impacto climático de setores que são difíceis de ser tratados, como a navegação marítima, requer colaboração contínua, investimento e inovação – e é por isso que aderimos à ZEMBA”, disse Kara Hurst, vice-presidente de Sustentabilidade Mundial da Amazon. “Através da ZEMBA, estamos dando passos importantes junto com outros proprietários de cargas para resolver desafios, acelerar soluções e criar a demanda necessária para descarbonizar a navegação marítima e apoiar uma transição para a energia limpa”.
“A crise climática é uma ameaça existencial, e precisamos de todos os setores da sociedade trabalhando em conjunto para salvar o planeta”, disse Todd Soller, Chefe de Supply Chain Global da Patagônia. “A Patagônia tem como base o transporte marítimo de cargas para transportar materiais e produtos acabados ao redor do mundo, e dependemos de parceiros e iniciativas como a ZEMBA para ajudar a desenvolver soluções em escala para que as empresas reduzam radicalmente suas emissões de carbono”.
A Tchibo está em um grande caminho para atingir nossas próprias metas de emissões até 2030″, disse Werner Weber, CEO da Tchibo GmbH, “mas para o Escopo 3, precisamos de soluções expansíveis agora”. O apoio à ZEMBA nos dá a oportunidade de tratar as emissões de nossa logística, que representam aproximadamente 13% de nossa pegada geral. Toda a cadeia de valor marítima, incluindo proprietários de cargas como o Tchibo, tem que demonstrar sua liderança na criação de um setor marítimo descarbonizado. ZEMBA representa um caminho viável para unir forças com outros donos de cargas para reduzir e eventualmente eliminar nossas emissões de Escopo 3 do setor marítimo”.
A ZEMBA planeja emitir um Solicitação de Proposta (Request for Proposal – RfP) em 2023 para fornecer serviços de transporte marítimo que alcancem emissões zero ou quase zero em termos de ciclo de vida, para todos os gases de efeito estufa, não limitados ao dióxido de carbono. A entrega desses serviços está prevista para começar em 2025 ou 2026. Os compradores de fretes são convidados a aderir à ZEMBA como uma forma de acesso ao transporte marítimo com emissão zero. As companhias marítimas, em parceria com seus fornecedores de combustível, são encorajadas a se preparar para participar da RfP e aproveitar a oportunidade para liderar, inovar e moldar o futuro da indústria de navegação marítima. À medida que a adesão à ZEMBA crescer nos próximos anos, a organização planeja realizar projetos similares com volumes maiores de demanda, até que o transporte marítimo com emissão zero se torne o principal do setor.
“Estamos orgulhosos de trabalhar com estas três empresas membros cofundadoras, que já representam diversidade em termos de tamanho, setor e abrangência geográfica”, disse Ingrid Irigoyen, Presidente e CEO da ZEMBA e Diretora da Iniciativa de Descarbonização do Transporte Marítimo no Instituto Aspen. “Nosso objetivo é permitir que qualquer empresa que esteja interessada em mostrar liderança possa ter acesso a soluções de emissões zero o mais rápido possível”.
Através da ZEMBA, os proprietários de cargas buscam dar início à transição de energia limpa em uma indústria essencial, que sustenta 90% de todo o comércio global e serviços a milhões de comunidades em todo o mundo. Mas a ZEMBA não pode resolver este desafio sozinha – uma ação complementar dos formuladores de políticas globais, regionais e nacionais é necessária para apoiar a expansão gradual e a viabilidade econômica dessas soluções de emissão zero, de modo que elas se tornem a nova realidade.
“Mudar decisivamente para alternativas marítimas de emissão zero faz todo o sentido para os negócios em um mundo em mudança, onde a abordagem de negócios como de costume não está mais alinhada com os valores de muitos consumidores ao redor do mundo”, disse Irigoyen. “Os co-fundadores da ZEMBA percebem que temos agora uma oportunidade de assegurar que esta transição à energia limpa na navegação funcione para empresas que dependem de um transporte marítimo confiável, acessível e ambientalmente responsável para o futuro”.
Além de facilitar a ZEMBA, o Instituto Aspen organiza a Declaração de Intenções coZEV 2040, onde 19 marcas globais até o momento anunciaram sua intenção de usar exclusivamente o transporte marítimo baseado em emissões zero para seu frete marítimo até 2040. O coZEV lançou o roteiro para 2040 na COP27 em Sharm El Sheikh, Egito, que inclui ações sobre políticas, corredores verdes e o lançamento e contínuo crescimento da ZEMBA. Informações adicionais serão feitas pela ZEMBA nos próximos meses.
(https://www.aspeninstitute.org/news/zero-emission-maritime-buyers-alliance-launch/)