Em 30 de junho, o SINDICOMIS e a ACTC participaram da reunião anual FIATA General Meeting. O evento, transmitido pela internet, reuniu membros de mais de 60 países. Foram tratados assuntos como, por exemplo, os relatórios da Presidência sobre as atividades de 2022, questões financeiras, novos membros, entre outros pontos.
Novo membro
A APACIT (La Asociacion de Transporte y Logistica), do Peru, foi admitida como novo membro da FIATA.
Alterações estatutárias
Foram aprovadas alterações estatutárias com o objetivo de convocar duas Assembleias Gerais: a Assembleia Geral Estatutária anual e a Assembleia Geral Eleitoral bienal. No entanto, observou-se que os artigos 5 e 7 dos Estatutos precisam ser atualizados de acordo com as alterações propostas. Além disso, decidiu-se que a concessão e o cancelamento da Membresia Honorária também devem ocorrer na Assembleia Geral Eleitoral.
FIATA World Congress (FWC) 2025
Durante a reunião, também foi confirmado que a Associação de Logística do Vietnã sediará o FIATA World Congress (FWC) em 2025.
Citações e declarações
Stéphane Graber, diretor-geral da FIATA, destacou a importância da reconexão e do reagrupamento na comunidade de agentes de carga. Ele mencionou que o transporte aéreo de carga viu um aumento gradual na capacidade de carga e taxas de carga estáveis, com receita superior aos tempos pré-pandêmicos. Além disso, os embarques marítimos globais tiveram um crescimento de 3,2%, com o transporte de contêineres se tornando cada vez mais popular em diferentes regiões do mundo.
O presidente do SINDICOMIS/ACTC, Luiz Ramos, agradeceu ao diretor-geral da FIATA, Stéphane Graber, e ao presidente da FIATA, Ivan Petrov, pela competência e transparência na gestão de diversos assuntos de interesse durante o último ano.