Na semana passada, a FIATA participou do Fórum da Região Grande Cáspio, organizado pela Câmara Mista de Comércio (CCJ) em parceria com a Grande Associação Cáspio de Genebra. O Fórum analisou a conectividade logística da Região Grande Cáspio.
Durante a reunião, o senhor Babar Badat, membro do conselho e ex-presidente da FIATA, observou que questões globais da cadeia de suprimentos exigem conectividade na região com o apoio de organizações internacionais como a FIATA.
O Corredor Médio, também chamado de Rota da Seda ou Rota de Transporte Trans-Cáspio, concentra-se no comércio China-Europa e Ásia Central-Europa e está se tornando uma alternativa viável ao comércio de rotas norte e sul há muito estabelecida devido às crises em curso e às sanções subsequentes, bem como as recentes interrupções da cadeia de suprimentos marítimas. Observou-se que distâncias mais curtas e custos competitivos de transporte em comparação com as taxas de frete mais altas em 2021 estão tornando-o mais atraente. No entanto, a falta de um único operador de trânsito, os atrasos atuais na rota e a necessidade de desenvolver hubs regionais de transporte e infraestrutura, continuam sendo as principais restrições para o aumento dos volumes.
Em março de 2022, Turquia, Cazaquistão, Geórgia e Azerbaijão assinaram uma declaração sobre o Corredor Médio, e nesse ínterim vários projetos de infraestrutura e porto estão a caminho, incluindo os planos do governo do Cazaquistão de investir na modernização ferroviária e no desenvolvimento da infraestrutura portuária até 2025, bem como o desenvolvimento do porto de Baku no Azerbaijão.
O Instituto de Transporte Multimodal da FIATA acompanhará o desenvolvimento deste corredor para apoiar os membros nesse sentido.