Segurança nos meios de pagamentos digitais

A pandemia da Covid-19 não somente acelerou o processo de digitalização dos negócios, mas também os meios de pagamento. O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos diante das novas tecnologias. Com o smartphone em mãos, os consumidores pesquisam, compram e realizam pagamentos, sem a necessidade de usar dinheiro em espécie, buscando sempre a melhor experiência de compra. De acordo com dados do Banco Central do Brasil, R$ 40 bilhões de reais em cédulas deixaram de circular no Brasil em 2021, uma queda de 10,5% em comparação com 2020.

Além dos cartões de crédito e débito, outros meios de pagamentos vêm sendo amplamente utilizados pela população, tais como: pagamentos por aproximação, pagamento via QR Code, PIX, PIX Saque e PIX Troco, boleto com código de barras e QR Code PIX, links de pagamentos e WhatsApp Pay. As novidades nos meios de pagamento digitais vêm sendo criadas com base na experiência do usuário, facilitando a vida de empresas e consumidores na hora de realizarem as suas compras.

Por outro lado, assim como novas tecnologias facilitam a vida das pessoas e empresas, também oferecem oportunidades para fraudadores, que estão sempre em busca de maneiras mais sofisticadas e criativas para cometer seus crimes, gerando grandes prejuízos para toda a cadeia. Somente em 2021, de acordo com o estudo “Mapa da fraude” da Clearsale, o Brasil registrou R$ 5,8 bilhões em tentativas de fraudes. Um dos exemplos mais recentes dos golpes que vêm acontecendo no mercado é o uso do PIX, que permite transferências de valores entre contas de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É fundamental que fornecedores e lojistas conheçam as particularidades dos meios de pagamentos digitais e invistam sem segurança de forma a propiciar a melhor experiência de compra para o seu consumidor.

Primeiramente, para manter o negócio protegido, é importante conscientizar os clientes sobre o uso de seus dados próprios. É preciso evitar que os golpistas tenham acesso a essas informações, que posteriormente podem ser usadas como base para atacar empresas. Os golpistas vêm criando páginas fakes de empresas em redes sociais com o objetivo de captar dados dos usuários com a justificativa para participação de promoções ou reserva de locais. Daí a importância de as empresas fazerem um acompanhamento constante do que vem sendo divulgado em redes sociais para inibir essas ações criminosas, orientando os consumidores.

Combater a fraude no ambiente empresarial pode parecer complexo e até mesmo caro. Por outro lado, o empreendedor tem que considerar que a fraude e? muito mais prejudicial para as finanças do negócio do que pagar por um serviço que possa combatê-la.

O mercado conta com empresas especializadas em combate a fraudes que são altamente capazes de oferecer soluções simples por um preço compatível com diferentes portes e momentos das empresas, podendo, inclusive, apoiá-las em toda a cadeia de digitalização de pagamentos.

Outro ponto que precisa ser levado em conta pelo empreendedor é a adoção de um sistema de gestão de risco que ofereça segurança, agilidade e foco na performance, pois de nada adianta ter um ambiente seguro se isso significar muita fricção para o cliente, dificultando a conclusão de uma transação.

Assim, é fundamental que o estabelecimento tenha um bom processo, capturando dados importantes do comprador. No momento do checkout e? possível coletar dados precisos para uma checagem de fraude, permitindo que sua ferramenta antifraude realize seu trabalho da maneira mais assertiva possível. Trabalhe com um amplo banco de dados – ou com um parceiro que o tenha – para cruzar informações capazes de determinar padrões suspeitos e apoiá-lo na tomada de decisão. Para fazer isso, e? preciso ter um bom bureau de informações, usar tecnologia e inteligência artificial de forma maciça. Assim, será possível organizar esses dados e transformá-los em informações que garantam a proteção das transações. Tudo isso combinado com um toque humano especializado capaz de identificar algumas sutilezas importantes da fraude e? o que as empresas de antifraude oferecem como serviço pagando uma tarifa ou percentual por transação.

O consumidor tem se adaptado ao novo ambiente de negócios, com a integração dos canais offline e online. Os pagamentos digitais exercem um papel fundamental para melhorar a experiência de compra do consumidor, inclusive estimulando a recorrência. Muitas novidades estão para vir e se consolidar no mercado, como o Metaverso e as criptomoedas. Conhecer as inovações do mercado é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Para saber mais sobre os meios de pagamentos digitais, a FecomercioSP dispõe de uma série de conteúdos no seu portal (www.fecomercio.com.br) e no FecomercioLAB (https://lab.fecomercio.com.br/).

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