Link da publicação original: https://www.reuters.com/business/autos-transportation/exclusive-german-govt-deutsche-bahn-agreed-sell-schenker-logistics-unit-sources-2022-09-08/
O governo alemão concordou em princípio com a Deutsche Bahn (DBN.UL) em vender os negócios de logística da operadora ferroviária Schenker, disseram fontes do governo e da empresa à Reuters na quinta-feira.
O conselho fiscal da estatal Deutsche Bahn aprovará a venda o mais rápido possível, potencialmente este ano, disseram as fontes.
Fontes bancárias avaliam Schenker entre 12 e 20 bilhões de euros (US$ 19,97 bilhões), embora os cálculos de avaliação sejam influenciados pelo estado da economia global e pelo impacto da guerra na Ucrânia e da atual crise de energia.
É provável que os bancos recebam convites para trabalhar no processo de venda nos próximos
meses, com uma possível nomeação em dezembro antes da pré-comercialização em 2023, uma fonte separada familiarizada com o processo mencionado.
Tanto uma venda direta quanto uma oferta pública inicial são opções, dizem as fontes, acrescentando que não houve pressão de tempo e que uma venda em 2024 também era uma possibilidade.
O Ministério dos Transportes e a Deutsche Bahn se recusaram a comentar.
Uma venda da Schenker tornou-se pauta após a transição para o governo de coalizão da Alemanha, liderada pelo chanceler Olaf Scholz’s Social Democrats (SPD) no ano passado. Os Democratas Livres e os Verdes, ambos parceiros da coalizão júnior, são a favor de que a Deutsche Bahn se concentre no transporte de passageiros e carga na Alemanha.