Agenda Regulatória da Anvisa: última semana para contribuir
A Anvisa informa que, na sexta-feira (22/1), encerra-se o prazo de contribuição?das consultas dirigidas para construir a nova Agenda Regulatória 2021-2023 da Anvisa. Destaca-se que a Agenda define os projetos regulatórios que serão priorizados nesses três anos.? ?
Nesse sentido, a Agência ressalta a importância da participação da sociedade para aprimorar as propostas da Agenda ou sugerir novos projetos.??É importante esclarecer que as propostas de projetos regulatórios podem ser consultadas no Painel da Consulta Dirigida da Agenda Regulatória. Já as orientações sobre como apresentar as contribuições estão no?Roteiro de Apoio da Consulta Dirigida. ? ?
Para participar, basta acessar um dos seguintes formulários:?consulta dirigida à sociedade?ou consulta dirigida aos entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), e então selecionar as áreas de interesse para registrar as suas contribuições para a Agenda Regulatória 2021-2023.? ?
Greve de caminhoneiros: Bolsonaro baixa imposto de pneus
Uma greve de caminhoneiros está sendo organizada para o dia 1º de fevereiro. Para tentar agradar os motoristas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai zerar a tarifa de importação de pneus. A informação foi divulgada na live semanal realizada na quinta-feira (14) pelo presidente.
Ou seja, o imposto de importação de pneus vai cair de 16% para zero. Dessa forma, Bolsonaro atende uma das reivindicações da categoria. Com o agrado, o presidente busca evitar que ocorra uma nova greve de caminhoneiros no País.
Seja como for, o pneu é o segundo item mais caro no custo de manutenção do caminhão. O diesel é o primeiro. Os frequentes reajustes dos preços ocasionaram a alta dos fretes.
Iniciada sondagem de mercado para projeto de concessão dos Portos de Vitória e Barra do Riacho, no Espírito Santo
Começaram nesta segunda-feira (18/1), as rodadas de sondagem de mercado para o projeto de concessão dos Portos de Vitória/Vila Velha e Barra do Riacho, administrados pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Este é o primeiro projeto de desestatização de portos públicos no Brasil.
Estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sob a coordenação do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a iniciativa foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 9.852/2019. O objetivo é transferir para a iniciativa privada a gestão das infraestruturas e áreas públicas, trazendo melhorias operacionais e na qualidade dos serviços prestados, além de mais agilidade e capacidade de realizar investimentos.
Microempreendedor Individual agora pode solicitar via celular a restituição de valores pagos a mais
A Receita Federal disponibilizou, na última sexta-feira (15/1), nova versão do aplicativo Microempreendedor Individual (APP MEI), que permite ao contribuinte solicitar restituição do valor correspondente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recolhido em Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI) de forma indevida ou em duplicidade.
Pelo APP MEI – disponível nas lojas Apple e Android – também será possível consultar o histórico de restituições e a situação atual de cada pedido realizado pelo contribuinte. Antes de solicitar a restituição, o contribuinte deverá certificar-se de que os valores pleiteados foram, de fato, recolhidos em duplicidade ou indevidamente.
Importação de soja dos EUA pela China aumenta 52,8% em 2020; compra fica abaixo do esperado
As importações de soja dos Estados Unidos pela China aumentaram 52,8% em 2020 em relação ao ano anterior, mostraram dados alfandegários nesta quarta-feira, embora o aumento da compra provavelmente tenha ficado aquém do que era necessário para cumprir o acordo comercial do ano passado entre os países.
O maior comprador mundial de soja no ano passado trouxe 25,89 milhões de toneladas da oleaginosa dos EUA, seu segundo maior fornecedor, atrás do Brasil, ante 16,94 milhões de toneladas em 2019.
Importação de petróleo pela Índia tem máxima de quase 3 anos em dezembro
As importações de petróleo pela Índia avançaram em dezembro para os maiores níveis em quase três anos, atingindo mais de 5 milhões de barris por dia (bpd), à medida que refinarias locais ampliavam operações para atender a uma recuperação na demanda por combustíveis, mostraram dados de fontes comerciais.
A corrida da Índia por petróleo no final do ano coincidiu com um aumento na demanda de países importadores do norte da Ásia durante o inverno local, o que elevou os preços e acelerou a redução dos estoques armazenados em instalações flutuantes no mundo.
Gandini é exemplo das agruras dos importadores
Oscilações econômicas e constantes mudanças de regras tributárias sempre foram um desafio para empreendedores no Brasil. O grupo Gandini, uma empresa familiar de Itu, no interior de São Paulo, aproveitou a abertura do mercado nos anos de 1990 para importar carros da coreana Kia. Por duas décadas, foi o maior importador sem fábricas no país, Mas o preço de não produzir no país ficou alto demais.
Quando iniciou as operações no Brasil, a Kia tinha tudo para consagrar-se como uma das marcas mais capacitadas a fazer frente às montadoras com fábricas no país. Mas as constantes mudanças de regras deixaram os que fabricam com larga vantagem em relação aos que importam. A Kia é o retrato de como o mercado brasileiro de importados é cada vez mais um nicho para poucos.
China reduz queda de sua produção de carne suína e puxa exportação recorde da UE
As compras de carne suína feitas pela China foram decisivas para as exportações da União Europeia atingirem volume recorde no ano passado. De janeiro a outubro, a UE embarcou, ao todo, 3,55 milhões de toneladas equivalentes de carcaça, informou hoje o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na região. Desse volume2,37 milhões de toneladas, ou dois terços do total, foram para o mercado chinês.
As exportações da UE nos primeiros dez meses de 2020 foram quase o dobro das registradas em todo o ano anterior. A Espanha foi o país do bloco que mais exportou aos chineses no ano passado.
O aumento das importações chinesas ocorreu em um cenário de recuo da produção própria do país, mas em ritmo menos intenso que o previsto. Em relação a 2019, a produção chinesa de carne suína, de 41,13 milhões de toneladas, caiu 3,3% no ano passado, segundo o National Bureau of Statistics (NBS).
Exportação de milho deverá dobrar em janeiro
A Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec) elevou sua estimativa para as exportações de milho do país em janeiro, de 2,1 milhões para 2,39 milhões de toneladas. O volume é duas vezes maior que o embarcado no mesmo mês do ano passado (1,17 milhão de toneladas).
O volume estimado pela associação para a soja em grão continua a ser de 1 milhão de toneladas. Para o farelo de soja, a Anec também aumentou sua previsão em relação à semana passada. Passou a estimar 1,28 milhão de toneladas em janeiro, 51,9% a mais que no primeiro mês de 2020.
Cooxupé espera exportações recordes de café arábica em 2021
A Cooxupé projeta que suas exportações de grãos arábica atinjam recorde em 2021 após a supersafra do Brasil colhida no segundo semestre do ano passado.
Os embarques devem aumentar 20%, para 6 milhões de sacas, superando o recorde anterior de 5,5 milhões alcançado em 2019, disse Lúcio Dias, diretor comercial da cooperativa. No início de dezembro, a Cooxupé recebeu 8,1 milhões de sacas de café dos cafeicultores, 1 milhão de sacas acima das expectativas iniciais, disse.
https://www.moneytimes.com.br/cooxupe-espera-exportacoes-recordes-de-cafe-arabica-em-2021/