Principais notícias do dia [10/2]

Anec revê exportação de soja do Brasil em fevereiro e estima até 7,6 milhões de toneladas

As exportações de soja do Brasil podem ficar entre 6 milhões e 7,63 milhões de toneladas em fevereiro, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), indicando um intervalo de números mais conservador.

https://www.moneytimes.com.br/anec-reve-exportacao-de-soja-do-brasil-em-fevereiro-e-estima-ate-76-milhoes-de-toneladas/

Barroso pede vista da ADPF que discute imposto zero na importação de armas

O ministro Luís Barroso pediu, nesta terça-feira (9/2), vista da ADPF 772, que discute a regularidade da resolução do governo federal que zerou o Imposto de Importação sobre armas e pistolas.

https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/barroso-pede-vista-da-adpf-que-discute-imposto-zero-na-importacao-de-armas-09022021

‘Falta vontade política para suspender importações de lácteos do Mercosul’

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) aguarda um posicionamento do governo, após solicitar à ministra da Agricultura Tereza Cristina, a suspensão de lácteos de países do Mercosul. Apesar do apelo da entidade, o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, acredita que o governo não terá como atender ao pleito.

“O Tratado de Assunção não permite que o governo brasileiro suspenda o comércio de itens com o Mercosul sem um motivo grave. Se o Brasil adotar essa postura, pode sofrer sanções na OMC [Organização Mundial do Comércio]”, destaca o comentarista.

https://www.canalrural.com.br/noticias/falta-vontade-politica-suspender-importacoes-lacteos-mercosul/

Anvisa flexibiliza regras para importação de vacinas da Covax Facility

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 9, uma resolução que dispensa o registro e a autorização de uso emergencial das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde. O governo federal espera receber 42,5 milhões de doses por meio do consórcio até o fim do ano.

https://veja.abril.com.br/saude/anvisa-flexibiliza-regras-para-importacao-de-vacinas-da-covax-facility/

Governo poderá manter barreira comercial mesmo faltando pneu no mercado

Sob forte pressão das grandes fabricantes de pneus de um lado e caminhoneiros e os importadores de outro, nesta quinta-feira (11) a Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão do Ministério da Economia responsável pela política de comércio internacional do governo, vai se reunir para definir se mantém ou não barreira comercial para a importação de pneus da Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan.

A sobretaxa de importação denominada “direito antidumping” foi instituída há 5 anos para proteger as grandes multinacionais que têm parte da sua produção no Brasil. Nesse período foi feito investigação de dumping para verificar se a indústria pneumática nacional teve prejuízos com a entrada dos pneus importados.

Mas o que se provou na investigação é que houve aumento do volume de vendas da indústria brasileira, maior produção, diminuição de estoque, maior produtividade por empregado, maior receita líquida, maior resultado bruto e incremento das margens de lucro bruta e operacional, ou seja, não houve dano.

https://www.segs.com.br/veiculos/275128-governo-podera-manter-barreira-comercial-mesmo-faltando-pneu-no-mercado

Mercado calcula que defasagem dos combustíveis persiste

Segundo analistas de mercado, mesmo após o reajuste promovido pela Petrobras de 6,2% para o diesel, 8,2% para a gasolina e 5% para o GLP nas refinarias, a companhia continua praticando preços abaixo da referência internacional.

— A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) estima que o litro do diesel vendido pela empresa ainda está R$ 0,23 abaixo do preço de paridade de importação (PPI). Para a gasolina, a defasagem é de R$ 0,07.

https://epbr.com.br/mercado-calcula-que-defasagem-dos-combustiveis-persiste/

Senadores defendem discussão urgente sobre prorrogação do auxílio emergencial

A prorrogação do auxílio emergencial aos mais afetados pela pandemia de covid-19 já é consenso entre os senadores, que defendem a discussão urgente do tema. O governo federal sinalizou que negocia o pagamento de um novo auxílio aos trabalhadores informais para suceder o benefício pago desde o ano passado e cujos últimos repasses foram efetuados no fim de janeiro.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/09/senadores-defendem-discussao-urgente-sobre-prorrogacao-do-auxilio-emergencial

Proposta para estimular startups pode ser votada em fevereiro

O chamado marco legal das startups (PLP 146/2019), que visa a facilitar o ambiente para a captação de recursos por empresas jovens que investem em inovação, deve ser votado no Senado na última semana de fevereiro, nos dias 23 e 24. A proposta, relatada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), cria a figura do investidor-anjo, que receberá uma remuneração pelo dinheiro que aplicou na empresa, mas não será considerado sócio e não terá poder de decisão ou responderá pelas obrigações e dívidas do negócio. Também será permitido às startups receber aportes de empresas e de fundos patrimoniais. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2021/02/proposta-para-estimular-startups-pode-ser-votada-em-fevereiro

Reforma administrativa começa a tramitar na CCJ

Considerada uma das prioridades do ano pelos chefes dos poderes Legislativo e Executivo, a reforma administrativa (PEC 32/20) começou a tramitar na segunda-feira (8) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, mas só deve ser analisada após o Carnaval, quando devem ser eleitos os novos presidentes de comissões. A CCJ vai avaliar apenas se a proposta não fere cláusulas pétreas como direitos e garantias individuais.

https://www.camara.leg.br/noticias/726896-reforma-administrativa-comeca-a-tramitar-na-ccj/

Governo edita nova medida provisória que flexibiliza exigências de crédito bancário

A proposta reedita, com alterações, MP anterior que perdeu a validade. A novidade é estender a dispensa da apresentação de documentos também aos empréstimos contratados com bancos privados

https://www.camara.leg.br/noticias/727085-governo-edita-nova-medida-provisoria-que-flexibiliza-exigencias-de-credito-bancario/

Base do governo e oposição fecham acordo para votar autonomia do BC nesta quarta-feira

Um acordo entre a base do governo e a oposição na Câmara dos Deputados, com exceção do Psol, adiou para esta quarta-feira (10) a votação do projeto de autonomia do Banco Central (PLP 19/19), que foi discutido na terça.

A sessão do Plenário será realizada a partir das 13h55. Os líderes de oposição terão direito a apresentar dois requerimentos de obstrução e asseguraram a votação de cinco destaques para tentar alterar o texto do relator, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Os parlamentares também ganham mais tempo para negociar pontos do texto.

https://www.camara.leg.br/noticias/726942-base-do-governo-e-oposicao-fecham-acordo-para-votar-autonomia-do-bc-nesta-quarta-feira/

Morte e vida da autonomia do regime jurídico aduaneiro

Nesta coluna, diferentemente do usual, iremos abordar um específico precedente da Câmara Superior de Recursos Fiscais da 3ª Seção, o Acórdão Carf nº 9303-009.285, que parece olvidar uma característica essencial do Direito Aduaneiro brasileiro — o nosso Severino [1] da ocasião — em relação ao Direito Tributário: a existência de autonomia jurídica entre tais nichos. Convém aqui analisar tal precedente criticamente para, tal como Seu José do poema, motivar o nosso Severino, o Direito Aduaneiro, a seguir de pé.

https://www.conjur.com.br/2021-fev-10/direto-carf-morte-vida-autonomia-regime-juridico-aduaneiro

Os limites da competência julgadora do CARF e uma proposta de solução

Em tempo de enfrentamento de crise de vigilância sanitária que atinge toda sociedade brasileira, impossível não mencionar o impacto que o combate a COVID-19 causou, causa e causará sobre o estoque de processos administrativos fiscais-tributários do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/os-limites-da-competencia-julgadora-do-carf-e-uma-proposta-de-solucao-09022021

Programa de propriedade compartilhada de aeronaves é aprovado pela ANAC

ADiretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, nesta terça-feira (9/2), a institucionalização do Programa de Propriedade Compartilhada de aeronaves no Brasil. A nova modalidade de serviço, formalizada com a inclusão das regras na Subparte K do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91, permite que cotistas compartilhem o uso de aeronaves por meio de contrato, o qual deve ter duração mínima de um ano.

A iniciativa está alinhada com o Programa Voo Simples, lançado em outubro de 2020 com o objetivo de simplificar e desburocratizar a atividade da aviação geral e criar as condições adequadas para a maior competitividade no setor aéreo.

https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2021/programa-de-propriedade-compartilhada-de-aeronaves-e-aprovado-pela-anac

Estudo sobre sistema de desaceleração de aeronaves avança na ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está avançando nos estudos que estabelecerão os critérios para projeto, instalação e manutenção de sistemas de desaceleração de aeronaves em Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs), conforme previsto no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 154. O primeiro projeto no país é o do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde a Infraero planeja instalar o EMAS (sigla em inglês de Engineered Materials Arresting System) para desacelerar eventuais ultrapassagens do limite final da pista.

https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2021/estudo-sobre-sistema-de-desaceleracao-de-aeronaves-avanca-na-anac

Covid 19: Anvisa e laboratório alinham estratégia para análise de estudo da Covaxin no Brasil

Na tarde desta segunda-feira (8/2), a Anvisa se reuniu com representantes das empresas Bharat Biotech e Precisa Farmacêutica, além do Hospital Albert Einstein, para discutir a melhor estratégia para a submissão formal do pedido de anuência de estudo clínico fase 3 da vacina Covaxin no Brasil.

Na sexta-feira (5/2), após o recebimento dos documentos iniciais, o pedido formal de estudo clínico chegou a ser anunciado. No entanto, após a reunião entre a Anvisa e a empresa realizada na segunda-feira (8/2), ficou acordado que o pedido só será formalizado pela empresa quando estiver com todos os dados necessários para a análise do pedido de estudo clínico. Assim, somente a partir do pedido formal é que será contado o prazo de análise.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/covid-19-anvisa-e-laboratorio-alinham-estrategia-para-analise-de-estudo-da-covaxin-no-brasil

Anvisa abre caminho para mais vacinas chegarem ao país

A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou, nesta terça-feira (9/2), resolução que dispensa o registro e a autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19, o Covax Facility. O ato normativo estabelece também os procedimentos para importação e monitoramento desses imunizantes. A iniciativa irá simplificar os processos, de modo a garantir que as vacinas sejam disponibilizadas com qualidade, segurança e eficácia à população brasileira, no menor tempo possível.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-abre-caminho-para-mais-vacinas-chegarem-ao-pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!