ANTT simplifica transporte de oxigênio medicinal
A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicou, no Diário Oficial da União de hoje (8/4), a Resolução nº 5.933 de 6 de Abril de 2021, que referenda a Resolução nº 5.929/2021, que estabelece diretrizes sobre o disciplinamento da circulação de veículos transportadores de oxigênio medicinal (produtos perigosos) nas rodovias federais concedidas durante a pandemia de COVID-19.
Com a Resolução nº 5.933, continua suspensa qualquer proibição ou restrição de tráfego em rodovias concedidas sob competência da ANTT de veículos transportadores de produtos perigosos, que contenham oxigênio medicinal ou insumos para o tratamento das vítimas da pandemia de COVID-19. A alteração permanecerá em vigência até o término da pandemia.
No G20, Guedes diz que recuperação nacional e global depende de ampliação da vacinação e avanço de reformas
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (7/4), durante a segunda reunião em 2021 de Ministros de Finanças e de Governadores de Bancos Centrais do G20, que a recuperação das economias nacional e global envolve ampliação do programa de vacinação contra a Covid-19 e o avanço de reformas econômicas estruturais. Em sua intervenção, ele também apoiou iniciativas em andamento no G20.
Leilão de aeroportos garante R$ 3,3 bilhões em receitas para a União
Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (7/4), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o leilão da 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias. O projeto foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 9.972/2019 e engloba a concessão de 22 aeroportos distribuídos em três blocos (Norte, Sul e Central) que, juntos, correspondem a cerca de 11% do mercado de aviação civil brasileiro – o equivalente a 24 milhões de viajantes por ano, segundo dados de 2019. A atividade marca o início da Infra Week, semana em que serão concedidos à iniciativa privada 28 ativos de infraestrutura, entre aeroportos, terminais portuários e uma ferrovia.
Leilão da Fiol vai ocorrer nesta quinta-feira (8/4)
O leilão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Fiol 1, ocorrerá nesta quinta-feira (8/4), na B3, em São Paulo (SP), a partir das 14h. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai conceder o trecho de 537 quilômetros de extensão entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia. A subconcessão ferroviária vai destravar o projeto que será fundamental para transformar a logística no estado e contribuirá para a ampliação da participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil.
Ampliação da pista permite voos internacionais sem escala em Foz do Iguaçu
A ampliação da pista de pouso vai permitir que o Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu, no Paraná, receba voos internacionais sem escala, além de ampliar as ligações diretas vindas de outros estados brasileiros. Inaugurada nesta quarta-feira (7) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a nova pista passou de 2.195 para 2.795 metros.
Mapa, MCTI e Finep assinam acordo de cooperação para desenvolver ações de inovação no agronegócio
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram nesta quarta-feira (7) um acordo de cooperação técnica para a execução de atividades conjuntas para o fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresas e Instituições de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que tenham ligação direta ou indireta com o setor agropecuário, para elevar os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Estados podem ajudar a promover a produção e o uso de bioinsumos no país, diz ministra
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse nesta terça-feira (6) que as iniciativas estaduais para promover os bioinsumos são fundamentais para aumentar a oferta desse tipo de produtos no Brasil. A ministra participou da live “A Tecnologia em Prol da Sustentabilidade”, promovida pelo sistema Faeg.
Na CTLog, Adalberto Tokarski apresenta nova ferramenta de análise logística, o Arco Amazônico
As instalações portuárias que compõem o Arco Amazônico movimentaram 360 milhões de toneladas em 2020. A informação é do diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, e foi dada durante reunião virtual da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística (CTLog) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que aconteceu nesta quarta-feira (7).