ANAC disponibiliza nova opção de atendimento ao regulado

Está sendo disponibilizada, a partir desta quinta-feira (1/7), uma nova forma para interação do público regulado com as áreas técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC): as Reuniões Técnicas Virtuais. O objetivo é que discussões e esclarecimentos de questões que, por sua complexidade, não possam ser solucionadas adequadamente pelos canais do Fale com a ANAC (clique no link para acessar), sejam tratadas no escopo dessas reuniões.

As Reuniões Técnicas Virtuais são destinadas exclusivamente aos regulados da Agência e mediante solicitação deste público, que deverá ser feita por preenchimento de formulário disponível neste link (clique no link para acessar), com prazo médio de 3 dias para resposta (podendo variar para mais ou menos, a depender da complexidade do tema).

Atualmente, as seguintes áreas técnicas da ANAC estão disponíveis para agendamento de Reunião Técnica Virtual:

  • Superintendência de Pessoal da Aviação Civil – SPL
  • Superintendência de Padrões Operacionais – SPO
  • Superintendência de Aeronavegabilidade – SAR (somente RAB)

Veja, abaixo, o passo a passo para solicitar uma reunião virtual:

  1. Acessar a página da Reunião Técnica Virtual da ANAC (clique no link para acessar) .
  2. Verificar as datas disponíveis da área técnica competente para agendamento da reunião. A partir da disponibilidade da área técnica, o regulado deve propor três opções de datas a serem informadas no formulário de solicitação de agendamento de reunião.
  3. Preencher o formulário de agendamento de Reunião Técnica Virtual de agendamento de Reunião Técnica Virtual (clique no link para acessar).
  4. Clicar em “Solicitar agendamento de Reunião Técnica Virtual”.
  5. Realizar login no sistema, preencher os campos obrigatórios, anexar o formulário de agendamento de Reunião Técnica Virtual preenchido e enviar a solicitação. O solicitante da reunião deve encaminhar, em anexo à solicitação, qualquer arquivo e documento que julgue ser importante para melhor entendimento e tratamento do assunto da reunião.

Após análise da solicitação pela área técnica, o regulado será informado da aceitação ou não do pedido de reunião virtual. Em caso positivo, o regulado receberá em resposta a sua solicitação a informação da data, hora e link para acesso à reunião. Em caso de negativa, a resposta conterá justificativa completa para tal decisão.

Sistema utilizado para as reuniões

O solicitante deverá se certificar de que o sistema operacional utilizado em seu aparelho eletrônico seja compatível com o software utilizado pela ANAC para fazer chamadas de vídeo e voz. Atualmente, a ANAC utiliza o Microsoft Teams para as reuniões.

Canais de atendimento ao usuário da ANAC

A ANAC disponibiliza de canais de acesso ao cidadão para solicitar informações, tirar dúvidas, fazer elogios, reclamações, sugestões e denúncias contra regulados ou manifestações de Ouvidoria.

Para atendimento eletrônico, clique aqui (clique no link para acessar).

Caso queira entrar em contato com nossa Central de Atendimento, ligue gratuitamente para o telefone 163. O atendimento telefônico é diário, das 8h às 20h, em português, inglês ou espanhol.

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