Auditores-fiscais se preparam para greve em 20 de novembro após falha no cumprimento de acordo salarial

O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) iniciou a contagem regressiva para uma greve da categoria, prevista para começar em 20 de novembro. A decisão surge em meio a controvérsias sobre o cumprimento de um acordo salarial firmado em 2016, que inclui a implementação de um bônus de eficiência.

Na terça-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com representantes do Sindifisco em Brasília (DF), discutindo as demandas remuneratórias dos auditores-fiscais.

Haddad reiterou seu compromisso com a categoria, mencionando um prazo de três meses para resolução, conforme indicado em uma reunião anterior, no início de setembro. No entanto, não foi apresentada nenhuma proposta concreta para a alocação de recursos para o bônus, ponto que deveria ser submetido à Assembleia Nacional do sindicato.

Cleriston dos Santos, membro do Sindifisco, destacou a recente queda na arrecadação federal, atribuída à mobilização da categoria. Ele enfatizou que os auditores-fiscais aguardam há sete anos o cumprimento do acordo assinado durante o governo de Dilma Rousseff.