Comunicado importante aos associados e filiados do SINDICOMIS e da ACTC

Prezados associados e filiados,

No contexto de constantes avanços tecnológicos e regulatórios, o SINDICOMIS e a ACTC têm o prazer de compartilhar informações essenciais oriundas de nossa assessoria contábil Skala. Este comunicado visa mantê-los informados e preparados para as novidades relacionadas ao eSocial e, mais especificamente, à introdução do FGTS Digital.

FGTS Digital: o que você precisa saber

O governo anunciou a implementação do FGTS Digital, uma nova plataforma destinada a modernizar a gestão e a administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esta mudança promete trazer eficiência e segurança para empregadores e empregados.

Mudanças significativas para empregadores

• Forma de pagamento da guia: a guia do FGTS deverá ser paga exclusivamente por meio do PIX, utilizando o QR Code disponível na guia ou a função “Copia e cola”. É crucial que sua empresa possua uma conta bancária com CNPJ, habilitada para pagamentos eletrônicos via PIX. Caso ainda não tenha, recomendamos que providencie essa abertura e adaptação o quanto antes.
  • Data de vencimento da guia: a partir da implementação do FGTS Digital, a data de vencimento da guia será padronizada para até o dia 20 do mês subsequente ao da competência. Por exemplo, o FGTS referente à competência de março de 2024 terá seu vencimento em 20 de abril de 2024. Isso representa uma mudança significativa, visando unificar as datas de vencimento dos encargos e tributos trabalhistas.

Vantagens do novo sistema

• Flexibilidade no pagamento, que poderá ser realizado em qualquer dia e horário, respeitando a data limite de vencimento.
  • Identificação imediata do pagamento, minimizando o risco de duplicidade e garantindo a correta alocação dos valores aos trabalhadores.

Recomendações importantes

• Verifique e ajuste o limite de pagamento via PIX junto ao gerente de sua conta bancária, especialmente se os valores das guias de FGTS de sua empresa forem elevados.
  • Atente-se às datas de vencimento alteradas e planeje-se para evitar inconvenientes.

Estamos repassando esta informação de forma graciosa, reiterando nosso compromisso com o bem-estar e a informação de nossos associados e filiados.

Agradecemos a atenção dispensada a este comunicado e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Cordiais saudações,

Link do modelo de guia do FGTS: clique aqui