FIATA busca opiniões dos agentes de carga para melhorar o Programa OEA

A Federação Internacional das Associações de Transitários (FIATA), por meio de seu grupo de discussão de direito aduaneiro, levantou três importantes questionamentos aos agentes de carga.

As respostas serão posteriormente compiladas em um documento elaborado juntamente à International Chamber of Commerce (ICC) e à Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). O objetivo é pleitear mais benefícios para os agentes de carga junto à Organização Mundial das Alfândegas (OMA).

As perguntas são as seguintes:

1) Sua empresa é Operador Econômico Autorizado (OEA)?

2) Em caso negativo, qual o motivo de não aderir ao programa? Quais benefícios concedidos pela Receita Federal fariam sua empresa aderir ao programa OEA?

3) Em caso positivo: enumere, por ordem de importância, os benefícios que mantêm sua empresa no programa OEA. Além disso, informe qual benefício adicional você gostaria que o programa oferecesse.

As respostas devem ser enviadas até o dia 25 de março para o e-mail elaine.actc@sindicomis.com.br.

Solicitamos a participação de todos os agentes de carga, pois suas respostas serão fundamentais para fortalecer nossa representatividade junto às autoridades aduaneiras.