Em um impulso notável para a economia marítima, os portos de Antonina e Paranaguá, verdadeiros motores logísticos do Paraná, registraram um salto espetacular de 51,11% na movimentação de cargas por cabotagem nos primeiros dois meses do ano. A cabotagem, essencial para a navegação costeira, viu um volume de 730.136 toneladas circulando, superando as 483.173 toneladas do período correspondente em 2023, marcando um período de crescimento robusto e confiança no setor.
Luiz Fernando Garcia, a mente visionária à frente da Portos do Paraná, ressalta a cabotagem não apenas como um vetor para a otimização logística e a economia nos custos de transporte, mas também como uma estratégia eficaz para aliviar a pressão sobre as estradas do país. Com um olhar inovador, Garcia e sua equipe implementaram um modelo de incentivos atraente, ofertando descontos de até 50% em tarifas variadas, desde a infraestrutura de acesso aquaviário até a acostagem e a infraestrutura terrestre, adaptando-se à diversidade de cargas e especificidades das embarcações.
Este modelo de incentivo demonstrou sua eficácia ao longo de 2023, ano em que 13 agências marítimas abraçaram a cabotagem nos portos paranaenses, movimentando impressionantes 2,9 milhões de toneladas de carga. Entre as principais commodities, o óleo combustível liderou com 995 mil toneladas, seguido de perto por gasolinas e óleo diesel, reafirmando a cabotagem como uma coluna vital para o transporte marítimo nacional e sublinhando o potencial inexplorado dos portos do Paraná como hubs logísticos estratégicos.