Empresas do projeto BMS movimentam US$ 36,5 milhões em negócios durante Rodada Internacional de Mineração

32 empresas apoiadas pelo projeto setorial participaram do evento, realizado entre os dias 03 e 05 de abril, em Belo Horizonte.

O projeto de exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoveu a participação de 32 empresas na Rodada Internacional de Mineração, evento de negócios que contou com a presença de compradores internacionais, realizada entre os dias 03 e 05 de abril, em Belo Horizonte-MG.

Ao longo dos três dias de evento, as empresas: AçoforjaAntares AcoplamentosAstecAumundBR Matozinhos FundiçõesBRG MancaisCoesterDynamic AirEmpresas ICONEximportFosten AutomationGermek EquipamentosGuindaumecHaver & Boecker NiagaraHigra MiningM&A FerramentariaMademilMáquinas FurlanMineral TechnologiesNeuman & Esser BrasilPaboviPieralisiPorta CabosPrensso MáquinasRevalRodoparSEMCOTecnokorTMSAVersátilVulkan; e Web Nordeste, realizaram 261 reuniões, com 10 compradores internacionais vindos da Bolívia, Chile, Colômbia, México e Peru, realizando US$ 8,3 milhões em negócios, com expectativa de mais US$ 36,5 milhões nos próximos 12 meses.

A Rodada Internacional de Mineração é uma iniciativa do projeto de exportação BMS, que tem o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre os fabricantes nacionais de máquinas e equipamentos e compradores internacionais do setor minerador, previamente selecionados por um matchmaking especializado.

Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais da ABIMAQ, destaca a importância estratégica da Rodada Internacional de Mineração. “O sucesso das empresas do projeto BMS na Rodada Internacional de Mineração reforça nossa missão de impulsionar o setor brasileiro de máquinas e equipamentos no mercado global. Nossa estratégia incluiu a seleção cuidadosa de compradores da América Latina e a descentralização da rodada para Belo Horizonte, um importante polo da indústria de mineração. Estamos orgulhosos do impacto positivo alcançado e confiantes no potencial de crescimento futuro dessas parcerias internacionais”.

Sobre o Brazil Machinery Solutions

Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.