Empresas brasileiras geram US$3,3 milhões em negócios durante a NAMPO 2024

O projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apoiou a participação de 13 empresas nacionais na NAMPO 2024, a maior feira agrícola do continente africano, realizada entre os dias 14 e 17 de maio em Bothaville, na África do Sul.

Esta quarta participação seguida do programa BMS no evento contou com a presença das empresas: Baldan; Brudden; Cimisa; Dynamics do Brasil; Indutar; Inroda; MagnoJet; Marcher Brasil; NB Máquinas; Piccin; Prensso Máquinas; São José Industrial; e Vence Tudo. Ao todo, foram gerados US$3,3 milhões entre negócios realizados e previstos durante os quatro dias de evento.

A iniciativa é parte do esforço do projeto BMS que visa fortalecer a imagem e a expertise das empresas brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas e ampliar oportunidades de negócios no continente africano. Em 2023 as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas somaram USD 1,8 bi, um volume estável em relação ao ano anterior, tendo apresentado um leve crescimento de 0,15%. No entanto, a África do Sul, 5º destino das exportações do segmento, apresentou resultados excepcionais, somando USD 95 milhões, as exportações brasileiras do segmento com destino ao país apresentaram um crescimento de 29%.

Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais da ABIMAQ, analisa os resultados estratégicos da participação brasileira na NAMPO 2024. “A presença do BMS na NAMPO 2024 é crucial para nossa indústria. A África do Sul serve como uma porta de entrada essencial para o continente africano, que tem um enorme potencial. A mecanização da agricultura familiar no sul da África é um grande desafio, e as 13 empresas brasileiras que estão participando da rodada de negócios trazem soluções inovadoras que podem transformar a produtividade e a sustentabilidade agrícola na região. Este evento oferece uma oportunidade inestimável para estabelecer parcerias duradouras e promover a tecnologia brasileira no setor agrícola.”

Maior feira agrícola da África

Realizada anualmente em Bothaville – cidade conhecida como a capital sul-africana do milho – a NAMPO é a maior feira agrícola do continente africano. Sob o tema: “Agricultura na Era Digital”, o evento pretende discutir a importância da conectividade para impulsionar a eficiência, a sustentabilidade e a prosperidade nas práticas agrícolas. Em uma área de 400 mil m², a feira reunirá mais de 750 expositores, entre fabricantes de máquinas, equipamentos, veículos e sistemas agrícolas. A programação incluiu demonstrações de maquinários, além de debates e até desfiles de gado.

(ApexBrasil)